NOP
O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) é um órgão de apoio ao ensino que busca proporcionar meios para a formação integral e cognitiva, além de inserção social do discente e docente. A proposta é contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração ao contexto institucional, acompanhando e identificando problemas no processo de ensino-aprendizagem.
A atuação do NOP tem como pressupostos a leitura da realidade e a interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução naquilo que se considera problema; o dialogo como forma de detectar o problema; o ouvir observar e buscar a informação do real para chegar ao ideal; o respeito ao sujeito; as intervenções preventivas, corretivas e enriquecedoras para minimizar situações – problema; o manejo de tratamentos individualizados; o diálogo entre as partes envolvidas; o planejamento de ações que envolvem docentes e discentes na construção do seu bem estar, a integração entre os setores e a organização da prática pedagógica inovadora pela qualidade de ensino da instituição.
Realiza atendimentos individuais e em grupos com situações de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o profissional responsável pelo atendimento no NOP tem a tarefa de acolher o estudante e encaminhá-lo aos setores competentes que o auxiliem a caminhar em direção à busca de soluções para sua problemática. Não compete, entretanto, a esse profissional proporcionar a solução do problema trazido pelo estudante, até porque o atendimento não tem o caráter de terapia de qualquer tipo.
- Plantão Psicológico (acolhimento individual);
- Orientação Psicopedagógica;
- Intervenções Grupais:
- Demandas específicas das turmas (em sala de aula);
- Grupo Acolher (acadêmicos em período de adaptação ao ensino superior)
- Oficinas preparatórias para o Trabalho de Conclusão de Curso;
- Grupos temáticos;
- Palestras;
- Campanhas de Conscientização e sensibilização;
- Oficinas de Sensibilização para Inclusão;
- Apoio multidisciplinar aos docentes/discentes/ coordenação/ supervisão pedagógica para inclusão de pessoas com necessidades especiais e específicas.
O NOP tem como objetivo geral prestar atendimento aos acadêmicos das Faculdades Integradas do Norte de Minas, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.
O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) tem como objetivos específicos:
- apoiar, acolher e orientar o estudante que é encaminhado ao atendimento ou que busca voluntariamente ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes;
- amparar e motivar o estudante a buscar seus interesses pessoais e acadêmicos por meio de seus próprios recursos ou encaminhando-o a outros profissionais;
- oferecer orientação psicopedagógica para sanar ansiedades específicas e momentâneas bem como dificuldades nas relações humanas e institucionais: discentes/docentes; discente/discente; docente/docente;
- promover a inclusão e socialização das pessoas com deficiência seja ela: motora, auditiva, visual e múltipla, além das deficiências orgânicas e psiquiátricas, desde o processo seletivo, durante sua permanência até a sua formação no curso escolhido disponibilizando condições pedagógicas e tecnológicas adequadas para seu desenvolvimento acadêmico, possibilitando acessibilidade atitudinal e comportamental.
- gerar sensibilização de equipes gestoras, através de apoio psicopedagógico com suporte técnico e humano, com parceria com pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, profissionais da computação – capaz de criar soluções tecnológicas e pedagógicas para o atendimento às necessidades específicas das pessoas com deficiência.
O Núcleo de Orientação Psicopedagógico atenderá:
- Corpo discente;
- Corpo docente;
- Coordenação de cursos;
- Corpo administrativo.
Professora Karoline Gomes Vieira
Coordenação do NOP
Psicóloga pela Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI, com pós graduação em Educação Especial Inclusiva pela UNOPAR. Experiência no NOP, com oferta de acolhimento e escuta dos acadêmicos e equipe da unidade Funorte-Janaúba. Docente nos cursos de Psicologia e Direito na FUNORTE JANAÚBA. Atua no atendimento clínico há 08 anos, também possui experiência nos campos sociais, educação e neuropsicologia.