Campanha do Agasalho

Solidariedade contra o frio 

Jornal O Norte de Minas – Da Redação/Montes Claros 

06/07/2017 – 23h17 – Atualizado 23h20

AQUECENDO BAIXINHOS – Os gêmeos Pedro e Pietro assistidos pela ação acadêmica e da polícia militar

Diretoria administrativa, colaboradores e acadêmicos do campus JK da funorte_januaria em parceria com a Polícia Militar visitaram nesta semana famílias carentes de comunidade do bairro Doutor João Alves para entrega de roupas e materiais arrecadados durante a campanha “Aqueça seu coração, doe um agasalho”.

A diretora do campus, Ana Paula Nascimento, é uma das idealizadoras do projeto. “A ação de solidariedade visa o cuidado com o próximo além de gerar nos acadêmicos a consciência da importância de uma formação humanista”, acentua.

Segundo previsões do Climatempo, os meses de julho e agosto serão mais frios, com mínima entre 13 e 14°C, podendo chegar à casa dos 10 °C. As baixas temperaturas foi um dos fatores preponderantes para a realização do projeto. 

“Vamos continuar com esta campanha, englobando outros aspectos, como a doação de materiais de construção”, informa a coordenadora adjunta do curso de Educação Física e de Extensão funorte_januaria, Marcela Pamponet. 

De acordo com o comandante da Polícia Militar, Michael Sthepan, este tipo de ação vem sido desenvolvida há um bom tempo em Montes Claros e região com diversos projetos sociais através do Núcleo de Prevenção Ativa. “Realizamos várias atividades como essa. O processo é desenvolvido por meio da nossa patrulha escolar, patrulha de prevenção ativa, e em oportunidades, como essa, com apoiadores da funorte_januaria. Desde que iniciamos estes projetos percebemos a união e integração dos moradores. Já percebemos nesta comunidade, a diminuição da criminalidade e do uso de drogas. Queremos promover a paz e integração social”, explica.
 
AGRADECIMENTO 
Uma das moradoras do local, Ivanir da Conceição, elogiou a atitude da funorte_januaria em parceria com a Polícia Militar. 

“Estão me ajudando muito, ainda mais nesta época de muito frio. Estávamos precisando demais. A minha filha Carla acabou de ter um casal de gêmeos. Eles vão ser muito beneficiados com estas doações”, afirma.

Outro morador do bairro, Diego Christian, conta que essa é uma ação muito boa. “Nós precisamos muito desta ajuda, pois aqui é uma área aberta e o vento é muito forte. Quanto mais tivermos ajuda, melhor. Necessitamos de todo o apoio possível”.

Para Fábio Nascimento, professor do curso de Educação Física, este lado social é fundamental, principalmente para os educadores. 

“Precisamos aderir a estes projetos, pois muitas vezes perdemos um pouco o contato com o âmbito real da sociedade carente, que tanto precisa do nosso auxílio”.
(Com Ascom/funorte_januaria)


Não estão ajudando somente a mim. A minha filha Carla acabou de ter um casal de gêmeos. Eles também vão ser muito beneficiados com estas doações. A funorte_januaria e a Polícia Militar merecem toda a nossa gratidão” – Ivanir da Conceição, moradora do bairro Doutor João Alves

 

///////

Doações aquecem frio de comunidade

Voluntários da funorte_januaria levam agasalhos a famílias que conseguiram moradia digna graças à solidariedade da PM

Jornal O Norte de Minas – Da Redação

Montes Claros

30/06/2018 – 07h12

Foto-DIVULGAÇÃO /

AJUDA – PMs e integrantes da funorte_januaria na entrega das doações

O inverno para as famílias da comunidade do bairro Doutor João Alves foi aquecido nesta semana pela solidariedade. Integrantes da diretoria administrativa, colaboradores e acadêmicos da funorte_januaria – campus JK –, em parceria com a Polícia Militar, doaram às famílias roupas e materiais arrecadados durante a campanha “Aqueça seu coração, doe um agasalho”.

A ação solidária é promovida pela funorte_januaria, por meio de arrecadações no campus, na Fasi e no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira. Este é o segundo ano consecutivo de realização da campanha.

“Estar aqui junto à comunidade distribuindo os agasalhos é importante, pois é uma forma de demonstrarmos que enxergamos esta necessidade, além de mostrar a missão da funorte_januaria de fazer com que estas pessoas se sintam acolhidas, trazer nossa solidariedade e um pouco de calor para estas pessoas”, destacou o diretor interino do campus, Alexandre Oliveira Rodrigues.

O comandante da Polícia Militar, Michael Stephan, que realiza projetos sociais por meio do Núcleo de Prevenção Ativa, frisou a importância da ação e sugeriu que as instituições criem projetos em prol da comunidade. 

Ele contou que as famílias viviam no terreno invadido em situação de vulnerabilidade social. A PM verificou, contatou o proprietário e, por meio de reuniões, conseguiu que as famílias pudessem viver de maneira digna. 

“A partir daí, fizemos parcerias e construímos casas para diversas famílias, que saíram da forma precária”, disse o militar, lembrando que o objetivo era minimizar o problema de segurança pública e social, além de prevenir a violência. 

“Hoje estamos imensamente felizes de, junto à funorte_januaria, nos reunirmos para doar agasalhos e um pouco mais de calor para estas pessoas que realmente precisam. Acredito que buscar trabalhar em prol da sociedade e do bem deve ser um papel de todas as entidades e instituições”, destacou o comandante.

Moradora da comunidade, Ivanir da Conceição agradeceu à funorte_januaria e à Polícia Militar. “Contamos com a ajuda da Polícia Militar e de doações desde que viemos para esta comunidade. Estou muito agradecida pela ajuda dos colaboradores da funorte_januaria, pois a população daqui é carente e encontra muita dificuldade em conseguir um trabalho. Então, as doações nos ajudam muito, principalmente de agasalhos nesta época de frio”, conta.

Segundo previsões do Climatempo, o mês de julho terá temperatura mínima entre 14°C e 16°C, podendo chegar à casa dos 12°C. As baixas temperaturas foram um dos fatores preponderantes para a realização do projeto.
 
QUER AJUDAR?
Doações podem ser feitas no campus São Luís da funorte_januaria, na rua Lírio Brant, 787, bairro Melo. Telefone para contato: 2101-9494 (Greiciely Rodrigues).

/////

Funorte Januaria realiza arrecadação de agasalhos para doação

Lucimery Lopes, estagiária sob supervisão do editor

Hoje em Dia – Belo Horizonte

30/06/2017 – 10h25

ASCOM/funorte_januaria /

PONTO DE COLETA – funorte_januaria recebe agasalhos para distribuir a necessitados

Com a chegada do inverno, as temperaturas ficam cada vez mais baixas nos meses de junho, julho e agosto. As previsões do site Climatempo, apontam que os meses de julho e agosto serão os mais frios, com mínima entre 13 e 14°C e máxima entre 27 e 29° C.

Com base nisso, a funorte_januaria, preocupada com as questões e ações sociais, busca ajudar um grande número de pessoas através de uma campanha que conta com a colaboração de todos da instituição, inclusive da comunidade. É a campanha “Aqueça seu coração, doe um agasalho”, organizada pela direção administrativa e coordenação da unidade. Os donativos arrecadados, agasalhos, serão doados a famílias carentes ou pessoas em situação de rua.

A diretora administrativa do campus, Ana Paula Nascimento é uma das idealizadoras do projeto e ressalta que a ação visa o desenvolvimento do cuidado com o próximo. “Neste inverno vamos recolher doação de agasalhos para ajudar as pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, além de gerar nos acadêmicos a importância da formação humanista dos nossos futuros profissionais”.

O ponto de arrecadação foi montado em um local estratégico no campus JK, no bairro JK, com toda a visibilidade necessária. Os interessados em ajudar podem fazer as doações de roupas, calçados, meias e cobertores.