No dia 3 de setembro foi realizada a 24° edição do PDD (Programa de Desenvolvimento para Docentes), encontro que reuniu professores e coordenadores das plataformas de ensino ligadas a rede Funorte, com o intuito de promover a interação e aprimoramento das habilidades de docência em sala de aula. O Professor Carlos Cavalcanti falou a respeito do programa e parabenizou os organizadores pela iniciativa: “Mais um PDD com a participação de nós professores, momento descontraído e de orientação, algo que deve repetir-se sempre. Percebe-se na expressão de cada um a animação e à alegria, não só por estar absorvendo conhecimento passado pela instituição, mas, também, por poder estar dividindo isso com todos. É sempre válido,” disse.

Diferente das edições anteriores, o PDD deste ano, veio com uma nova proposta, a fim de levar a quem participava do evento, o entusiasmo e a força de fazer parte da Fasi e Funorte. Com o tema “Celebração”, inspirado na música Celebrar do cantor Jamil, foi produzida uma coreografia, onde juntos, todos os professores dançaram e divertiram-se aos comandos da Mestra em dança e professora de Educação Física, Kelly Bonfim. “Quando fui convidada para criar a coreografia da música Celebrar, eu me senti muito honrada! Ao ler a letra da música fiquei totalmente contagiada e fui me inspirando na medida em que as palavras falavam ao meu corpo, no sentido de realmente incorporar essa celebração, celebração a vida e todas as realizações do dia de hoje”, disse Kelly satisfeita com o resultado obtido com a coreografia.

O evento contou ainda, com a presença Ilustre do Fundador da Funorte, Professor Ruy Muniz, que arriscou ao lado dos colegas alguns passos da dança que acontecia ao ar livre. Em um curto discurso, Ruy falou sobre o orgulho que tem pela instituição e seu corpo de funcionários, contou ainda como tudo começou e foi calorosamente aplaudido por todos que ali estavam. Há 10 anos ligado a Funorte, o coordenador do curso de Engenharia Civil, Armando Macedo Chaves, comentou sobre a importância do PDD na concretização do trabalho de todos os coordenadores, docentes, diretores e demais funcionários responsáveis pelas instituições. “Todos aqui presentes participaram de forma espontânea, com a manifestação alegre nos rostos, o que de fato demonstra o que é fazer parte de um grupo tão forte como este”, disse.

Diretora Acadêmica da Funorte, pedagoga especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Administração, Thalita Pimentel, contou um pouco de como é estar à frente dessa organização: “Trabalho na instituição com um prazer imenso e fazer o PDD já é uma tradição para nós. Era um projeto que virou programa. A primeira edição começou apenas com professores da rede de ensino particular das faculdades de Montes Claros, para só depois, estendermos as demais plataformas do Norte de Minas. Sempre que possível fazemos esse encontro, todos juntos, e, para aqueles de outras cidades, que não podem estar presentes, promovemos uma transmissão via internet, onde podem assistir e interagir conosco por meio do telão. O PDD está sendo renovado, agora temos uma abertura que é integrada, para depois serem promovidos PDD’s intermediários de acordo com as áreas de ensino de cada unidade”, explicou.

Thalita falou ainda sobre a conotação especial dada ao PDD com o intuito de celebração, a qual a música “Celebrar” foi usada como mecanismo principal na indução da temática. “A música foi escolhida para levarmos aos professores à sensação real, a vivência, a experiência de que nessa instituição nós celebramos tudo. Celebramos a vida, celebramos a oportunidade de ser docentes, celebramos a educação, e, por fim, celebramos o lema do nosso fundador, Professor Ruy Muniz, que é a educação em primeiro lugar. A essência do evento que promovemos é a força. Essa instituição é forte, ela é forte desde que nasceu e se consolida cada vez mais! Temos um time envolvido, um grupo que se preocupa com um todo, em fazer crescer os sonhos dos alunos e dos professores. O programa não serve para capacitar os professores, eles já são capacitados. O nosso intuito é desenvolver as habilidades que eles já possuem, baseadas na temática de cada encontro, e o de hoje é a força”, finalizou a Diretora Acadêmica ressaltando também o slogan que promove a rede de ensino: “Somos fortes, somos Fasi/Funorte!”.

Ingrid Neves

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *