Instituição possui um dos processos seletivos mais concorridos do Norte de Minas

As Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte e o Instituto de Ciências da Saúde – ICS realizaram neste domingo, 11 de junho, as provas do Vestibular de Medicina 2/2107. As provas que aconteceram no campus JK, tiveram no período da manhã (8h30 às 12h30), as avaliações objetivas e no período da tarde (das 15h30 às 18h30) as questões discursivas e redação. Neste semestre, a relação de candidato/vaga foi de 35 estudantes.
Os participantes fizeram provas dos seguintes conteúdos: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Atualidades, Geografia, História, Física, Biologia, Química e Matemática (provas objetivas) e nas questões discursivas foram cobradas apenas as disciplinas de Biologia e Química, além da redação e questões ligadas a leitura da obra: “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.
Para a fundadora da Funorte e Deputada Federal Raquel Muniz, o vestibular é um momento de fundamental relevância para a instituição. “Todo o nosso corpo de colaboradores, desde diretores, professores até os setores administrativos estão unidos em prol da seleção, além dos pré-vestibulares e cursinhos que estão aqui para dar dicas e estímular os alunos a obterem o melhor resultado. Contamos ainda com a ajuda da MCTrans para organizar o intenso fluxo de veículos”, diz. Raquel ainda salienta sobre a qualidade e segurança do processo seletivo. “Temos uma das provas mais bem elaboradas do Brasil. Tudo para atender os nossos candidatos que passam por um forte esquema de segurança, que vai desde a conferência do comprovante de inscrição e identidade até o detector de metais e das digitais”, explica.
De acordo com a diretora acadêmica da Funorte, Suely Nobre, este momento é crucial para os participantes, por isso, a instituição tem uma grande preocupação com o bem estar e conforto deles. “Como a prova acontece em dois turnos fazemos o máximo para que os candidatos tenham a melhor acolhida. A Funorte prioriza e preocupa-se com os sonhos destas pessoas que serão nossos futuros alunos”, afirma.
Segundo a candidata Caroline Pereira, de Guanambi, na Bahia, esta é uma oportunidade única. “Sempre ouvi falar muito bem da Funorte, seja pela estrutura, qualidade de ensino ou professores. Me preparei bastante e espero conseguir a aprovação para entrar na faculdade no segundo semestre”, fala.
Para Gloria Mameluque, de 67 anos, a prova foi tranquila. “É a primeira vez que tento este processo seletivo. Estou confiante e espero ser aprovada. É um sonho para mim”, conta.
Marcos Albuquerque, de Pirapora diz que a escolha pelo curso de Medicina vem desde a infância. “Sempre quis ser médico. Venho estudando há algum tempo e espero que agora consiga alcançar isto. Escolhi a Funorte porque é uma instituição bem conceituada e bastante renomada”, afirma.
A previsão é que o resultado do vestibular e a lista de espera sejam divulgados até o dia 19 de junho, mesma data que inicia as matrículas para os aprovados até o limite de vagas. A partir do dia 26 de junho serão chamados os aprovados em lista de espera. Os resultados podem ser acompanhados pelo site (www.funorte.edu.br) e facebook (www.facebook.com/funorte).

Curso de Medicina Funorte

O Instituto de Ciências e Saúde – ICS Funorte além da qualidade e excelência do ensino e dos profissionais envolvidos no curso de Medicina possui o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, que é um órgão complementar dos cursos de saúde da Funorte e Fasi e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde.
Além do Hospital das Clínicas, os acadêmicos de Medicina da Funorte atuam na Clínica de Especialidades Médicas – Cemed, que é um internato médico onde os acadêmicos fazem pré-atendimentos supervisionados por docentes e realizam serviços gratuitos à população. Na clínica são oferecidos atendimentos como: cardiologia, endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, reumatologia, ginecologia, pediatria, mastologia, nutricionista, dentre outros.
A Funorte conquistou em 2015, 2016 e em 2017, o Selo Instituição Socialmente Responsável, certificado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Este Selo corrobora e reafirma a principal missão da instituição, que é oferecer serviços educacionais para formação de cidadãos autônomos e conscientes, a fim de que possam ser agentes de transformação da realidade em que estão inseridos, autores do processo de conhecimento e profissionais qualificados, afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

Destaque na Anasem

Recentemente, o curso de Medicina da Funorte ficou com a nota de 104,3 pontos, na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que o coloca como o melhor do Norte de Minas, diante do resultado entre as instituições que participaram da avaliação.
Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.