No dia 01 de novembro, manhã da data de encerramento do I Congresso Norte Mineiro de Segurança Pública, foram abordados temas como: ressocialização e responsabilidade social, a lavratura de termos circunstanciados de ocorrência pela PMMG e o enfrentamento aos ataques a agências bancárias e similares. Na ocasião, os devidos assuntos foram palestrados por, Dr Marcelo Palma de Brito, Dr Marcos Antônio Ferreira e André Crisóstomo Fernandes.

De acordo com o docente da instituição, Juiz do Trabalho, Marcelo Palma de Brito, “é muito importante o diálogo institucional que está ocorrendo no evento, entre Polícia Militar, Polícia Civil, Magistratura Federal e Estadual, do Sistema prisional, a Defensoria pública e demais órgãos unidos a entidades acadêmicas, dialogando em sentido de onde viemos na segurança pública, onde estamos (no quesito segurança) e aonde iremos. Diversos debates e palestras que estão acontecendo desde o dia 30, trazem esse enfoque ‘qual a segurança pública que queremos?’, e isso trás a importância da comunidade acadêmica de que vieram prestigiar e participar do evento”. E ainda completou: “Vale a pena salutar que, em razão do fato de que a segurança pública é um dever do Estado, uma atividade primária, é um tema em voga, muito utilizado na última eleição, pois, a nossa sociedade não convive com a insegurança, as pessoas buscam sempre o conforto da segurança do seu patrimônio, da segurança pessoal. E, isto, é o que está sendo trabalhado, várias matizes da segurança pública para garantir a incolumidade do cidadão, e da sociedade em geral”, frisou.

Para a acadêmica do curso, Luana Lima, a participação no congresso é de grande importância. “Ganhamos um conhecimento maior sobre assuntos pertinentes à segurança pública de nossa sociedade, como também conhecer o trabalho policial no cotidiano. Outra questão relevante é a motivação de uma visão maior da realidade social, trazendo uma experiência fantástica sobre os questionamentos a respeito de temas de grande relevância para todos”, completou.

De acordo com a acadêmica, Noemi Fonseca, “a iniciativa da instituição em proporcionar um evento deste porte é muito importante, dado que, mostra a preocupação em levar aos discentes temas atuais sobre a segurança pública de todos”, destacou.

Noemi, ainda, manifestou sua gratidão pelo evento. “Em especial, gostaria de parabenizar os coordenadores do curso de Direito, Edson Cosme e Kátia Gusmão, pela iniciativa e preocupação com todos os acadêmicos e pelo belíssimo trabalho que desempenham em nossa instituição”, encerrou.