Partidas realizadas nos dias 22 e 23 de março foram disputadas contra a E.E. Hamilton Lopes

Os Jogos escolares de Minas Gerais vêm acontecendo desde o dia 22 de março em Montes Claros. O colégio Indyu conquistou mais um título, sendo pentacampeão. Os jogos dessa primeira fase foram classificatórios para a etapa Microrregional, que acontecerá em abril. O time de basquete do Indyu é campeão desde 2013, com o técnico Rubem Ribeiro, o Rubão.

O grupo chegou a este resultado com resultados de 46 x 08 e 67 x 11, no módulo II, onde alunos-atletas representaram o colégio Indyu (ensino fundamental e médio), com idade entre 15 e 17 anos. Vinícius Macedo Colares Botelho tem 16 anos, está no 2º ano do ensino médio e atua como pivô do time. Vinícius conta que o basquete trouxe disciplina e abriu muitas portas. “O basquete me trouxe a possibilidade de ter um ensino de qualidade, de conhecer muitos lugares e pessoas. Apesar de ser uma modalidade pouco valorizada, é muito interessante, disciplinada e exige muito de nós”.

O time de basquete conta com o técnico Rubem Ribeiro, educador físico da instituição. Rubão treina o basquete desde 2011, há dois anos com essa equipe. Os alunos-atletas que representam o Indyu são: Rafael Tresena, Pedro Henrique, Carlos Ettiene, Iury Alves, Vinícius Macedo, Ronald Dantas, Lucas Marcelino, Ronaldo José, Maurício Antônio, Caio Emanuel.

“Todo o trabalho realizado tem o apoio da coordenação do colégio. O basquete além de ajudar na interação entre os alunos oferece oportunidades de estudo, pois o colégio concede bolsa de estudos para os alunos-atletas. Essa modalidade também requer ensino superior, então, muitos deles, pretendem fazer faculdade e continuar jogando. Temos no time muitos alunos que se destacam, não só nas partidas, mas também por serem bons alunos, como o Lucas e o Vinícius. No decorrer do ano passado o time participou de muitos jogos, eram muitas viagens e mesmo assim foram aprovados na escola e outros, que estavam concluindo o ensino médio. no vestibular”, afirma.
O aluno-atleta Lucas Marcelino Rodrigues, estudante do 2º ano do ensino médio, 16 anos, joga basquete há 4 anos e está no time há 2 anos, como ala (lateral). Lucas é da cidade de Janaúba, mas mora em Montes Claros para estudar e jogar. “Além de todas as oportunidades, dentre elas a de estudar no Indyu, que é um referencial na cidade, o esporte me ajuda nas questões de socializar e principalmente cuidar da saúde”.

Além do time masculino, o Indyu também venceu com o time feminino composto pelas alunas-atletas: Nathaly Camille,Tayná Zotto, Maria Vitória,Lara Maria,Letícia Espinola,Pietra Soares,Thamara Oliva, Jessica Lorrany,Loren Juliane e Brenda. O jogo da vitória aconteceu nesta manhã de sexta-feira (24), contra o time do colégio Índice.

Anna Louisa Narciso