Yusaku Maezawa viajará pela orbita da lua e levará de seis a oito artistas consigo com o objetivo de inspirá-los

A Space X — empresa espacial liderada pelo CEO Elon Musk — anunciou nessa segunda feira (19) o primeiro homem “comum” a viajar para a lua. O criador da plataforma de vendas de roupas online Start Today, Yusaku Maezawa, foi o escolhido para a viagem lunar que ocorrerá, possivelmente, em 2023 — de acordo com Musk. O CEO da Space X ainda elogiou o bilionário como “incrivelmente corajoso”, e explicou que “isso [a viagem] será perigoso, não é uma volta no parque”, disse.

Antes de iniciar sua carreira no mundo empreendedor, Yusaku Maezawa foi baterista da banda Switch Style, que era conhecida pelo nome “YOU X SUCK”. Em 1998 ele fundou a Start Today e depois a ZOZO, uma marca de roupas customizadas. Em junho deste ano, o valor de mercado de sua empresa era de US$ 7,2 bilhões.

Além de empreendedor, Maezawaé um admirador e grande colecionador de arte. Em 2017 ele comprou a pintura de Jean-Michel Basquiat de 1982 por US$ 110 milhões. E, olhando para a tela, ele se questionou o que Basquiat teria pintado caso tivesse ido à lua. Inspirado, ele decidiu que levaria consigo de seis a oito artistas, dentre eles fotógrafos, pintores, diretores de filmes, dançarinos, músicos, designers de moda, roteiristas, escultores e arquitetos.

Ainda sem escolher os possíveis artistas, Maezawa brincou: “Se eu falar com você, por favor, diga sim e aceite meu convite. Por favor, não diga não”. O projeto chama-se “#dearMoon” e busca fazer com que os artista criem obras baseadas na nova e única experiência de ir a lua. Musk não revelou o valor pago pelo bilionário, mas disse que ele pagou uma quantia significativa que ajudará o desenvolvimento do foguete e seu propulsor.

O foguete que levará os viajantes à lua será Big Falcon Rocket (BFR), o maior foguete já criado pela Space X. Ainda em desenvolvimento, o foguete terá 106 metros de altura enove metros de diâmetro com a possibilidade de levar até 100 pessoas e 150 toneladas de carga. Além da missão à lua, o BFR também pretende levar humanos a Marte — um desejo do CEO Musk é tornar possíveis as viagens interplanetárias.