O termo Seis Sigma ou Six Sigma é conceituado como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando a variabilidade de seus defeitos. O termo pode ser definido, também, como uma estratégia gerencial planejada, com foco nos resultados de qualidade e financeiros, com o objetivo de promover mudanças significativas nas organizações, buscando melhorias nos processos, produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes, a Funorte promoveu, no dia 12 de novembro, palestra de abertura do evento “Engenharias e Arquitetura em ação” com tema “Formação Green Belt Six Sigma: Diminuindo a variabilidade dos Processos”, ministrada por representante da Empresa RL & Associados.

No episódio, direção, coordenação e docentes estiveram presentes para prestigiar a abordagem. O palestrante ressaltou o objetivo e importância de falar sobre o tema. “A palestra hoje é focada na metodologia seis sigma que, em minha visão, é o método mais eficaz criado para solução de problemas. Então, a metodologia se baseia na redução de variabilidade de processos e os leva a praticamente zero falha, assim, quando se fala em processo seis sigma, significa que o processo tem apenas 3,4 de defeitos a cada 1 milhão de produtos feitos. Ou seja, é um nível de qualidade altíssimo e, hoje, abordaremos este assunto com os acadêmicos para mostrar, principalmente, o quanto este assunto pode ser importante na carreira profissional deles para que desenvolvam projetos e melhorias no campo de atuação”, destacou.

Presente no evento, coordenadora do curso de Engenharia Biomédica, Laura Adriana Fonseca, ressaltou que “O ‘Engenharias e Arquitetura em ação’ é de grande importância para o contexto dos cursos de Engenharia e Arquitetura, um momento de reunir todos estes estudantes tratando temas atuais e importantes para a atuação profissional e, além disso, cada curso elabora uma programação específica para tratar assuntos específicos de cada uma das áreas de atuação, um momento de confraternização e troca de experiências com profissionais de referência nacional, que tem muito a contribuir com os acadêmicos e, com isto, fazemos que nossos cursos cresçam ainda mais”, frisou a coordenadora.

No final da palestra, estudantes puderam tirar dúvidas quanto ao assunto. Segundo o estudante do 9º período do curso de Engenharia de Alimentos, João Marcos Moreira Silva, o evento proporcionou a atualização de todos acerca de um tem tão importante. “O Six Sigma é uma ferramenta utilizada no controle da qualidade em todos os tipos de empresas, em que transforma todas as perdas e retrabalhos em lucro. Então, é um tema fundamental, pois todos os engenheiros devem, ao menos, conhecer essa ferramenta que funciona muito bem e que pode reduzir significativamente o nível de perda. O mercado de trabalho, hoje, pede profissionais qualificados para reduzir perdas e resolver problemas”, concluiu o estudante.