Durante programação da Semana Integrada de Atividades Acadêmico-profissionais – Siap 2018, estudantes do curso de Enfermagem participaram de minicurso com tema “Depressão e suicídio: cuidados de Enfermagem”, ministrado pelo Mestre em Teoria Psicanalítica em Saúde Mental, Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas, Ricardo Otávio Maia Gusmão.

Na palestra, ele abordou os sintomas que evidenciam o transtorno. “Alguns dos sintomas são a perda de autoestima e confiança; sentimentos de culpa, o paciente acredita que tudo que acontece de ruim é culpa dele; diminuição da capacidade de pensar; perturbação do sono e apetite, visto que, pode ser a falta ou excesso de fome e sono”, destacou o profissional.

No final do minicurso, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o tema. Para Patrícia Soares dos Santos, do 8º período do curso, “um dos principais problemas da atualidade e a depressão que, geralmente, atinge adolescentes e adultos jovens. O profissional de Enfermagem, então, deve estar capacitado para atender esta demanda, identificando os pacientes com depressão e, principalmente, os com risco de suicídio”, concluiu a estudante.