Nesta quarta-feira, 13 de junho, acadêmicos do curso de Farmácia participaram de minicurso de encerramento da Semana Integrada de Atividades Acadêmico-profissionais – Siap 2018. Durante evento, a farmacêutica clínica e hospitalar e coordenadora do curso, Cléia Maria Almeida Prado, ministrou minicurso com tema “A importância do farmacêutico na equipe multiprofissional para a segurança do paciente hospitalizado”.

Segundo ela, “esta abordagem assume prioridade no cenário nacional e internacional a considerar o desafio proposto pelo Ministério da Saúde de, efetivamente, trabalharmos por ambientes e situações seguras para o nosso paciente. Este desafio deve ser discutido deste a graduação, no contexto da formação do farmacêutico para que, ao serem colocados no mercado de trabalho, possam influenciar na construção de serviços de saúde seguros. Ao propomos esta discussão no meio acadêmico, com certeza, avançamos na motivação e na profissionalização do cuidado farmacêutico. Fizemos uma discussão ampla, com estatísticas alarmantes sobre erro de medicação e sensibilizamos os futuros farmacêuticos de que a nossa atuação tem que estabelecer como barreira para a prevenção de danos aos nossos pacientes. Precisamos trabalhar em parceria com toda a equipe de saúde para que o desfecho final da assistência seja positiva para a vida humana, é isto que a sociedade espera de nós”, destacou a coordenadora.

Saulo de Paula Melo, acadêmico do 8º período de Farmácia Fasi, ressaltou que esta experiência foi fundamental para a sua formação. “Essa palestra nos proporcionou uma visão ampla sobre o papel desempenhado pelo profissional farmacêutico e sua importância junto a equipe multiprofissional,para proporcionar uma segurança e melhora na qualidade de vida do paciente hospitalizado, lhe assegurando um tratamento digno. Contribui, ainda, para tornarmos profissionais mais qualificados e humanos, com o foco do profissionalismo voltado para o paciente”, finalizou o estudante.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *