Na manhã desta terça-feira, 12 de junho, alunos do curso de Psicologia Funorte iniciaram os minicursos da SIAP 2018, que acontece nos dias 12 e 13 deste mês. O primeiro curso que participaram foi a “Morte no contexto hospitalar”, ministrado pela psicóloga Cláudia Guimarães, que explica o objetivo do curso: “O curso foi idealizado para falar do manejo do psicólogo frente as 5 fases do luto, a questão do desenvolvimento diante da morte e a melhor condução para a família ou o paciente no enfrentamento do luto”.

Cláudia Guimarães ressalta ainda que o luto pode acontecer de várias formas, seja uma morte propriamente dita ou um início de um novo ciclo de vida. “É importante que os alunos tenha esses cursos para que eles se apropriem de uma teoria para que quando estiverem em um consultório, em contexto hospitalar ou até mesmo com a família, saberem como lidar e conduzir da maneira mais adequada”, finaliza a psicóloga.

Logo após, os alunos tiveram outro minicurso do SIAP 2018, intitulado “Oficina Psicopedagógica – Clínica infantil”, com a professora e psicóloga Tânia Costa. A professora explica que na clínica Amazonas da Funorte, os alunos realizam atendimentos individuais, casais e famílias, incluindo as crianças. “Para trabalhar com a criança, nós trabalhamos com o lúdico. A criança verbaliza através de desenhos, brinquedos, pinturas. Então a oficina é voltada para o atendimento clínico de crianças e adolescentes quando os alunos formarem”, destaca Tânia.