Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro), a Funorte realizou na terça-feira, 04, Show de Talentos com alunos do primeiro ao décimo períodos (vespertino e noturno) da graduação. As apresentações tiveram como critério temático “A magia do cinema. Filmes como Titanic, Guerra nas Estrelas, Ritmo Quente, Frozen, Tropa de Elite, O Auto da Compadecida, O Mágico de Oz foram relembrados.

Essa foi a quarta edição do evento e mudanças foram notadas desde a primeira realização, uma delas, foi o comportamento das equipes. “Participar do Show de Talentos este ano foi empolgante, já estamos no 7º período e nossa sala não é tão unida assim. E então, quando tivemos a ideia de fazer uma mistura com personagens do cinema foi loucura total, nos empenhamos muito, ensaiamos todos os dias, corremos pra conseguir todas as roupas e deu no que deu, ficamos em 3º lugar. Estamos muito felizes”, diz Amélia Sthefanie Noronha e Silva, acadêmica do sétimo período noturno de Fisioterapia.

Valores são ensinados quando existem realizações como esta. Jean Cloud Lafetá ministra aulas no curso de Fisioterapia nas disciplinas de Termoterapia, Eletroterapia e Fototerapia em Fisioterapia; Fisioterapia Preventiva e Ergonomia, além de supervisionar estágios na Clínica da Dor. Segundo ele, a organização do evento foi fundamental e o show é uma atividade excelente. “Os alunos ficam muito motivados, desenvolvem trabalho de equipe e criatividade. As turmas começam desde o início do ano letivo a se prepararem e a se programarem para essa atividade cultural. Presencio em sala a expectativa dos alunos.”

Vinícius Abreu, professor de Cinesioterapia, Fundamentos de Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e Traumatologia Aplicada à Fisioterapia, além de supervisionar o estágio de Ortotraumatologia e Fisioterapia Desportiva fala sobre as evoluções de métodos de ensino que ocorreram. “É evidente as mudanças que aconteceram hoje no quesito de participação acadêmica. Quando eu estudava, não tínhamos tantos eventos voltados para divulgação de curso, era algo mais isolado. Com o decorrer do tempo, percebe-se esta motivação pelos alunos. Quando a fisioterapia é apresentada de forma mais lúdica, a interação deles muda, principalmente referente  as técnicas que não são tão abordadas no dia a dia. Isto facilita o entendimento dos acadêmicos e do público. E esse jeito lúdico pode ser em um show de talentos ou na própria sala de aula, desde que tenha como finalidade aumentar a percepção dos estudantes”, explica o professor.

Fator mostrado pelo show é a credibilidade dos sonhos. Luciane Vieira, coordenadora do curso de Fisioterapia fala sobre isto. “Eu sou uma pessoa que sonha muito, isso já faz parte de mim, o meu envolvimento com as coisas que faço sempre é muito grande, eu realmente vivo o que faço e isso me motiva. É fazer as coisas com amor”, dia a coordenadora que complementa falando: “eu percebo as dificuldades de relacionamento, de conflitos, a dificuldade da comunicação entre as pessoas, os problemas com insatisfação devido a mal entendidos e eu tenho a função de mediar tais acontecimentos. E por meio do Show de talentos, desde os bastidores às apresentações, tenho relato de todos os professores que isso muda, interações acontecem e amizades e proximidades surgem, tornando as turmas mais unidas. Os alunos não sonham só nos palcos, levam os sonhos para suas carreiras. Os professores também estão muito envolvidos e são grandes parceiros”.

Karen Bianca Neres Bastos é acadêmica do sexto período e sua turma ficou com o segundo lugar. Ela fala da satisfação de competir e ser premiada. “Foi muito bom fazer parte deste evento tão bem organizado e feito com tanto carinho para nós acadêmicos de Fisioterapia. O sexto período do curso, além da vitória, também levou uma grande experiência deste evento. Aprendemos que juntos somos mais e unimos a nossa turma, aprendendo a trabalhar em grupo. Agradecemos a oportunidade de participar!”

Os bicampeões são os que atualmente estão no décimo período da graduação. Um deles é Gabriel Renan. “Quero agradecer a todos que se empenharam nesse show de talentos, desde quem estava atrás dos bastidores até quem estava presente na apresentação, em especial ao nosso Mestre Wagner que usou toda a sua criatividade e deu um toque a mais na apresentação e principalmente nos detalhes. Obrigado de coração!”, completa com um elogio aos seus colegas, “levarei cada um de vocês e todos esses momentos de alegria e conquistas que tivemos juntos. Que cada um no seu caminho escolhido tenha muito sucesso e competência porque sei que são capazes!”.

Hellen Patriny