O curso de Nutrição Funorte, em parceria com a Fundação Sara Albuquerque Costa, realizou palestra sobre cuidados nutricionais no combate e tratamento do câncer infantojuvenil. A atividade, que foi aberta a toda comunidade acadêmica, teve o objetivo de conscientizar os alunos em relação ao Setembro Dourado, campanha de combate a este tipo de câncer.

A palestra foi ministrada pela nutricionista infantil da Fundação Sara, Roberta Cunha Mota Santos, com tema “Abordagem nutricional no tratamento do câncer infantojuvenil”. Segundo ela, a discussão é importante, tanto para conscientizar quanto para auxiliar os futuros profissionais. “O Setembro Dourado é uma campanha de concretização sobre o câncer infantojuvenil. Então, para os acadêmicos, é fundamental trazer esta abordagem, pois, o número deste tipo de câncer vem aumentando e eles precisam estar preparados para o atendimento das crianças e adolescentes com o diagnóstico, até mesmo, porque a nutrição adequada durante o tratamento é importante para um melhor prognóstico da doença”, frisou a palestrante.

No episódio, acadêmicos e coordenação assistiram à palestra e puderam tirar dúvidas sobre o tema. Segundo a acadêmica do 8º período, Stephanie Ynaiê da Silva, falar sobre cuidados com a higiene e segurança dos alimentos que são oferecidos para crianças e adolescentes com câncer é uma aprendizagem de muita relevância para a sua formação. Ela ressalta que, “o tema foi muito interessante e muito válido, pois a oncologia é uma área que exige muito conhecimento do profissional e, acima de tudo, muita humanidade. Infelizmente, temos muitas crianças nesta situação, então, mesmo que o acadêmico não tenha interesse em atuar na área oncológica, é muito possível que em algum momento teremos contato com pacientes com o quadro, por isso, é tão importante falarmos sobre estes cuidados”, finalizou a estudante.