Foi realizado, no dia 26 de junho, Seminário de Projeto Interdisciplinar III dos acadêmicos do 4º período do curso de Administração. No episódio, os estudantes apresentaram resultados de pesquisas feitas em empresas de setores da economia como indústria, comércio, serviços e agronegócio.

O evento, que aconteceu na Funorte campus São Luís, fez parte da programação da disciplina Projeto Interdisciplinar III, ministrada pelo docente Marcus Caldeira, além de outras disciplinas do curso.

Segundo Marcus, “este projeto foi baseado em entrevistas com empresários e representantes de empresas de setores da economia com o objetivo de identificar tendências, problemas e necessidades que podem gerar oportunidades de negócios para futuros administradores. Os acadêmicos escreveram, ainda, artigo científico com as informações que coletaram e, hoje, estão apresentando este artigo e, também, um pouco da força de cada um desses setores com a presença de representantes de empresas locais. A importância do trabalho é desenvolver as competências dos acadêmicos à pesquisa, iniciação cientifica, busca de informações e os conhecimentos sobre as diversas disciplinas dos cursos, já que o projeto é interdisciplinar e cada disciplina deu a sua contribuição para o resultado do trabalho”, destacou o professor.

Ele explica, ainda, a relevância que esta experiência proporciona à formação do acadêmico. “Estão colocando em mostra, tudo o que aprenderam ao longo do curso, além da importância de aproximá-los do mercado de trabalho, das empresas, empresários e ajuda-los a identificar oportunidades para que possam desenvolver novos negócios e empreender na carreira profissional como administradores. Esperamos que este projeto seja muito promissor e que contribua com a carreira profissional deles, temos, inclusive, a proposta de publicar estes artigos na Revista Humanidades, que é a revista cientifica da faculdade, o que vai contribuir muito para o currículo deles”, frisou Marcus Caldeira.

Além dos estudantes, professores e coordenação também estiveram presentes no evento. Segundo o coordenador do curso, Dr. Danilo Fernandes Rocha, o trabalho superou as expectativas dos professores e trouxe experiência que os acadêmicos levarão para a vida profissional. “O evento proporcionou a coroação do aprendizado obtido pelos acadêmicos, não somente no decorrer da disciplina, mas, sobretudo, no conhecimento acumulado ao longo desses quatro períodos de curso. É justamente a possibilidade da vivência que trouxe a principal importância ao evento. Além disso, essa intervenção dos acadêmicos junto a organizações reais leva-os a verificarem, na prática, o aprendizado teórico obtido. O melhor preparo é aquele em que teoria e prática são amplamente aplicados e essa é justamente uma das principais propostas do curso de administração da Funorte, proporcionar aos seus acadêmicos ensino de qualidade por meio de teorias e da vivência. Igualmente, traz o empresário ao seio da instituição, o que enobrece e fortalece nossa marca, pois mostra nosso real compromisso em disponibilizar ao mercado mão de obra realmente qualificada. O resultado dos trabalhos apresentados, ainda, superaram as expectativas. O empenho e trabalho de equipe unidos ao desempenho individual possibilitaram ao público apresentações dignas de verdadeiros gestores. Ouso dizer que a qualidade superou em muito, apresentações de TCC’s de distintas faculdades em nossa região, como temos presenciado”, frisou.

No momento, empresários parceiros dos acadêmicos durante as pesquisas, também tiveram a oportunidade de ouvir os resultados. Daniel Santos, representante da empresa Power Motos, frisou a importância da intervenção acadêmica junto ao mercado. “A pesquisa traz novidades e atualizações de mercado e segmentos, já que os alunos estão com sede de conhecimento e evolução. Além disso, traz um diferencial para a empresa, pois renova nossos conhecimentos e nos traz atualizações sobre gestão e novos métodos, o que agrega bastante à nossa empresa e traz visibilidade de algo que ainda não notamos”, destacou.

Ariadna Oliveira Mourão é proprietária da Marmoraria Monte Sinai, frisou que “a pesquisa científica na Faculdade é muito importante, pois contribui tanto para o aluno quanto para as empresas. No meu caso, que trata da indústria, achei interessante porque fizeram perguntas que acabaram me suscitando indagações em relação a sustentabilidade, melhor utilização dos recursos e escassez dos produtos, que são naturais. Então, a importância da academia estar junto ao comercio e indústria é interessante por trazer o conhecimento cientifico para a pratica, que também traz benefícios e experiências para os estudantes”, frisou a empresária.

O acadêmico da turma, Igor Moreira, frisou os benefícios da experiência que o projeto proporcionou. “O trabalho teve como objetivo identificar os principais problemas do comércio obtendo através de entrevistas com os empresários escolhidos do ramo. A parceria feita foi com a Adega Minas Gerais que contribuiu direta e indiretamente no presente projeto interdisciplinar e trouxe para nós, experiências que serão fundamentais na nossa futura atuação profissional”, finalizou o estudante.