Acadêmicos do curso de Gastronomia realizaram no dia 10 de setembro, seminário sobre as regiões brasileiras, levando em consideração não apenas aspectos gastronômicos, mas também, sobre a cultura, religião, cotidiano, dentre outros. Para a gastronomia o Brasil é divido em 6 regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Bahia), cada grupo (praça) ficou com uma região e pesquisaram sobre ela e apresentaram em forma de seminário para o encerramento da disciplina de “Cozinha Brasileira”.

Breno Rocha Almeida, acadêmico do curso diz: “A proposta para o seminário, era apresentar as regiões brasileiras, de forma dinâmica, onde a criatividade estivesse presente. Apresentando a gastronomia de determinada região, com seus produtos típicos, influências históricas, características geopolíticas e geofísicas e seus hábitos culturais”, dia o aluno que ainda fala: ”Nos preparar para futuros gastrólogos, vai além de saber cozinhar, é conhecer as histórias, os motivos para qual tudo foi desenvolvido.”

O professor da disciplina e coordenador do curso, Jonas Sachetto, afirma que: “o objetivo do trabalho é entender a fundo a culinária a partir da cultura e costume de cada região e ir além da receita que é o que fazemos na cozinha. A importância é que o aluno tem um aprofundamento que vai além da receita e adquire conhecimento em outros aspectos da cultura, processo de colonização, folclore, religião entre outros”.