Durante a programação do segundo dia do I Beauty Trend, organizado pelo curso de Estética e Cosmética das Faculdades Funorte, foram abordados diversos temas como ‘Dermoinfusão de fatores de crescimento de 1°, 2° e 3° geração nos procedimentos faciais e corporais’.

A palestrante convidada, Flávia Gonçalves, explicou o que são fatores de crescimento. Segundo ela: “são grupos de proteínas que estimulam o crescimento específico de tecidos. Os fatores de crescimento desempenham um papel importante na produção da diferenciação celular e da divisão celular que ocorre numa vasta gama de organismos, incluindo insetos, anfíbios, seres humanos e plantas”, diz.

Os fatores de crescimento agem através de dois fenômenos bem importantes:

Angiogênese: É a estimulação e o crescimento de novos vasos sanguíneos a partir daqueles já existentes.

Colagenogênese: O termo nos lembra de cola (colágeno). Os fatores de crescimento agem na formação de um novo colágeno, como também estimula novos fibroblastos.

Houve ainda, demonstração de migroagulhamento para procedimentos faciais em decorrência da acne. Flávia destaca que: “no microagulhamento ocorre uma inflamação que induz a produção de colágeno, podemos aproveitar a abertura da pele causada pelos micros furos para adicionar os fatores de crescimento ao tratamento. Os Fatores de Crescimento são aplicados imediatamente após o término da sessão de Microagulhamento” enfatiza.

Para a acadêmica do 4° período, Estética e Cosmética Funorte, Ticiane Santos: “a palestra está sendo muito proveitosa, são nestas oportunidades que aprofundamos nosso conhecimento para que, posteriormente, possamos aplicar no mercado de trabalho”, finaliza.

Cassiano Veloso

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *