O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG) realizou, nesta segunda-feira (28), abertura da II Semana de Inovação e Empreendedorismo de Montes de Claros. O evento aconteceu no Espaço OAB e contou com a parceria de instituições de ensino de Montes Claros, inclusive a Funorte.

Segundo o secretário executivo da Fundetec e um dos organizadores do evento, Aroldo de Moraes Lopes, o objetivo é criar uma união entre todas as instituições de ensino e desenvolver projetos na região. “A II Semana de Inovação e Empreendedorismo  é um evento realizado por todas as instituições de ensino superiores de Montes Claros, além da Sebrae, Fundetec e Instituto Minas Up buscando a união de todos os grupos para trabalharmos juntos com ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento da região”, destacou o organizador.

Um dos representantes da Funorte, o docente Marcus Caldeira, frisou sobre a parceria da instituição em um evento com um tema de suma importância para os professores e acadêmicos. “Esta iniciativa do Sebrae com as instituições de ensino da cidade e região e outras entidades tem um objetivo muito importante de estimular o desenvolvimento do empreendedorismo, inovação e trabalhabilidade em nossa região. A Funorte acredita na força do empreendedorismo e aproveita a oportunidade para estimular os nossos professores e estudantes para que sejam empreendedores de fato”, ponderou o docente.

Bruno Garcia, além de representante da Sedetur, é egresso da Funorte. Ele citou a importância que o evento tem para os estudantes. “Com a visão de quem esteve dentro da Funorte, posso dizer que o impacto de um evento como este é fundamental para que os acadêmicos comecem a agir em visão de um desenvolvimento local. Eu acredito que todo mundo ganha quando unimos para fomentar através do empreendedorismo e inovação. Isto desperta no jovem, o desejo de transformação, de ser protagonista, de fazer algo diferente e, com isto, outras pessoas podem ser beneficiadas por estas futuras empresas”.

Durante a programação de abertura, o escritor, investidor e um dos maiores incentivadores do ecossistema empreendedor no Brasil, João Kleper; e o CEO da Rock Content, empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil, Edmar Ferreira; foram os palestrantes convidados.

João Kleper frisou sobre os pontos que devem ser pensados antes de fazer um empreendimento. “É preciso entender como montar um negócio e como você vai se preparar para isso. O avanço tecnológico trouxe várias possibilidades à forma de empreender, mas se você olhar todos os empreendedores de sucesso, eles têm algo em comum, que é acreditar no que estão fazendo e não se deixar levar por obrigação. Eles trabalham por prazer”, citou o palestrante.

Edmar concluiu incentivando novos empreendedores. “Se vocês estiverem dispostos a empreender, vocês precisam estar preparados para fazer o que for necessário para sua empresa dar certo. Quando eu comecei, fazia tudo, desde atender telefones, fazer planilhas e o que mais aparecesse. A disposição é um ponto importante para alcançar o sucesso no negócio”, finalizou o empreendedor.

Greiciely Rodrigues