Nos dias 30 e 31 de julho, representantes do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Funorte participaram do treinamento para membros de CEPs, promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisas – CONEP /CNS/MS em Belo Horizonte – MG. O evento envolveu cerca de 200 pessoas, entre coordenadores, secretários, representantes de usuários e membros de CEPs de todo o estado de Minas Gerais.

O CEP da Funorte, localizado no Campus JK, exerce um papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade e o aperfeiçoamento institucional.

Nos dois dias de evento, foram discutidos temas como: desafios do sistema CEP/CONEP; Critérios de avaliação Ética; Desafios atuais do Sistema CEP/CONEP; Plataforma Brasil: o uso e dúvidas; Resolução 510 – Ciências Humanas e Sociais; Sistema CEP/CONEP: tramitação dos processos dos Comitês de Ética; O papel e a participação do Representante de Usuários e Tramitação de Protocolos/Construção de Parecer.

O coordenador do CEP na Funorte, Dr. Claudiojanes Reis, destacou a importância de eventos como este no sentido de garantir um alinhamento dos CEPs no processo de avaliação ética de trabalhos envolvendo seres humanos. “Pôde ser observado o correto direcionamento na avaliação ética realizada pelo CEP da instituição, que emitiu mais de 1000 pareceres no último ano, sendo um dos CEPs mais atuantes do estado. Importante destacar a valorização da pesquisa pela instituição Funorte, que vem sempre investindo no crescimento de seus profissionais e o empenho de todos os membros do CEP, que se dedicam, cada vez mais, para o acerto em uma atividade tão complexa.”, explica o coordenador.

“A Ética em pesquisa consiste em um eixo fundamental, destacado pela Funorte e toda a rede. Nesse sentido a avaliação ética preza pelo respeito à dignidade humana, trabalhando a proteção aos participantes das pesquisas envolvendo seres humanos”, conclui Dr. Claudiojanes Reis.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *