Atendimento psicológico é oferecido a todos os estudantes da instituição

A Funorte oferece atendimento gratuito aos alunos, colaboradores e corpo docente, através do Núcleo de Orientação Psicopedagógica – NOPP. O atendimento é feito nas unidades e os horários são flexíveis. Além disso, o agendamento é realizado pelo site, na aba “Serviços – NOPP”.

A saúde mental é tão importante quanto a física e é preciso discorrer sobre o assunto na faculdade. Muitos acadêmicos passam por situações conturbadas, ansiedade, estresse, autoestima, falta de concentração e relações interpessoais, dentre outras. A psicóloga da instituição Danielle Pinho diz que: “o trabalho do NOPP visa contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração no contexto institucional, acompanhando e identificando problemas e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem”.

A psicóloga atende nas faculdades Fasi e Funorte, em Montes Claros. “O atendimento psicopedagógico realizado pela equipe do NOOP visa contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração no contexto institucional, acompanhando e identificando problemas e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. É um trabalho muito enriquecedor e transformador de realidades, uma vez que deparamos, constantemente, com problemas de ordens diversas que, de alguma forma, afetam o desenvolvimento do acadêmico no seu processo ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento profissional do funcionário. Desta forma, o trabalho da equipe do NOPP, contribui para transformar realidades e enriquecer as potencialidades de cada indivíduo, ajudando-o a superar seus limites e resolver os entraves das relações”.

Danielle ainda diz que: “por ser um trabalho de orientação psicopedagógica, grande parte das demandas atendidas no núcleo estão relacionadas à rotina acadêmica, como: dificuldade de adaptação à nova rotina devido a transição do ensino médio para o superior, a saudade de casa devido à distância que muitos precisam morar para se manter na faculdade, dificuldade de apresentação de trabalho, dificuldade na gestão do tempo de estudos, dificuldade de concentração, dificuldade de aprendizagem e ansiedade, que lidera o ranking, dentre outras”.

A acadêmica de Engenharia Civil, Juliane Nobre, conta que muitas vezes os acadêmicos criam barreiras, dificuldades e até alguns atritos entre si, que podem se tornar grandes problemas. “É importante, urgente e inadiável falar sobre o assunto. A faculdade é um sonho, onde se vive experiências incríveis e se conhece pessoas novas, mas também onde se aprende a encarar a vida, quebrando suas próprias barreiras e vencendo seus obstáculos. A questão é que muitos acadêmicos vivem um a rotina estressante, se sentindo só neste universo tão cheio de coisas novas e acaba se perdendo, sem saber o que fazer, onde ir. É por isso que o apoio psicológico é importante, para auxiliar o estudante e principalmente fazer com que veja que existem várias saídas e caminhos”.

Yure Kevin Martins Guimarães, acadêmico do 8º período de Veterinária, conta que “as relações interpessoais são na maioria das vezes o que causa problemas”. Sobre isso, a psicóloga diz que: “existe a demanda pessoal, de ordem familiar ou relacionada as vivências anteriores. Neste caso, é realizado o acolhimento e escuta e, havendo necessidade de acompanhamento terapêutico, é feito o encaminhamento para atendimento clínico”.

“O ensino superior traz ao estudante um novo espaço de vivência psicossocial. Esse novo processo de conhecimento e de identificações poderá ser vivido de forma construtiva, mas também pode haver conflitos, o que exigirá mudanças que, em alguns casos, somos incapazes de perceber sozinhos. É neste momento que devemos buscar ajuda. Reconhecer, sobretudo, nossas limitações e buscar esta ajuda é o primeiro passo para a mudança. E o NOPP está disponível para oferecer essa ajuda, que contribuirá para a ampliação da sua percepção de si e do outro possibilitando sua adaptação a esta nova etapa”, completa Danielle.