Pronatec

Sobre o PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
 
Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
 
Cursos Oferecidos 
  1. Aeroportuário

    Inspeciona as instalações e equipamentos de apoio aeroportuário quanto à segurança e integridade de funcionamento. Controla e coordena o trânsito de pessoal e viaturas na área operacional, conforme normas técnicas. Supervisiona o carregamento e o descarregamento das aeronaves quanto ao cumprimento das normas de segurança. Orienta as equipes de apoio às aeronaves. Controla o combustível de aviação. Executa testes e abastecimento de aeronaves.

    Possibilidades de atuação

    • Empresas de administração aeroportuária públicas e privadas
    • Navios com plataformas de vôo
  2. Agrimensura

    Realiza levantamentos e implantações topográficas e geodésicas. Executa, por meio de técnicas de mensuração e automatização, a coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis. Interpreta fotografias aéreas ou imagens de satélites. Elabora plantas, cartas e mapas georreferenciados. Participa do planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação.

    Possibilidades de atuação

    • Instituições públicas, privadas e do terceiro setor
    • Empresas de mapeamento, cartografia, topografia e geodésia
    • Empresas de construção civil
    • Consultoria ambiental
  3. Biblioteconomia

    Atua no tratamento, recuperação e disseminação da informação em ambientes físicos ou virtuais. Executa atividades auxiliares especializadas e administrativas relacionadas à rotina de bibliotecas ou centros de documentação e informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo ou na manutenção de banco de dados. Colabora no controle e na conservação de documentos e equipamentos.

    Possibilidades de atuação

    • Bibliotecas, centros de documentação, empresas administradoras de conteúdo para internet. Instituições públicas e privadas.
  4. Cuidador do Idoso

    Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo. Ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos.

  5. Desenho de Construção

    Elabora e interpreta desenho de projetos na área de construção civil. Desenha projetos de construções prediais, de estradas, de arquitetura e de saneamento. Elabora desenhos de projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas, de gás, ar-condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais e abastecimento de água. Confecciona maquetes.

    POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

    • Instituição públicas, privadas e do terceiro setor
    • Empresas de engenharia e de arquitetura
    • Escritórios de projetos
    • Imobiliárias e construtoras
  6. Edificações

    Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

    Possibilidades de atuação

    • Empresas públicas e privadas de construção civil
    • Escritórios de projetos e de construção civil
    • Canteiros de obras
  7. Estradas

    Atua no planejamento e execução da implantação de estradas, considerando normas técnicas e de segurança. Executa pontes, bueiros e viadutos. Realiza a fiscalização e manutenção de vias terrestres. Utiliza equipamentos de engenharia. Realiza a identificação de depósitos naturais de minério. Executa e analisa ensaios tecnológicos de materiais.

    Possibilidades de atuação

    • Instituições públicas e privadas.
    • Empresas de construção e manutenção de vias terrestres
    • Órgãos de fiscalização e manutenção de estradas
    • Laboratórios de controle tecnológico
  8. Gerenciamento de Saúde

    Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde. Atua na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Acompanha a execução de contratos e serviços de terceiros.

    Possibilidades de atuação

    • Hospitais, clínicas, postos e unidades de saúde públicos, privados e do terceiro setor
    • Empresas seguradoras de medicina de grupo, de autogestão ou similares
  9. Hemoterapia

    Participa dos processos de trabalho de unidades hemoterápicas (bancos de sangue), atuando no ciclo do sangue e em procedimentos de infusão de hemocomponentes e derivados para fins terapêuticos. Realiza os processos de captação e triagem clínica de doadores de sangue. Realiza a coleta e o processamento do sangue, o controle do armazenamento e da expedição e as provas sorológicas. Recebe, prepara e processa amostras biológicas sanguíneas e auxilia as equipes de saúde nos procedimentos hemoterápicos. Atua no controle da qualidade de reagentes, produtos, insumos e equipamentos.

    Possibilidades de atuação

    • Bancos de sangue, hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial
  10. Hidrologia

    Instala, opera e realiza a manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários. e de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas. Coleta, interpreta e analisa sedimentos. Executa o levantamento de bacias hidrográficas em campo e por meio de ferramentas cartográficas. Realiza ensaios de infiltração, bombeamento em poços e ações de controle de erosão. Participa de projetos de obras hidráulicas e da execução de estudos em modelos reduzidos.

    Possibilidades de atuação

    • Instituições públicas, privadas e do terceiro setor
    • Empresas de obras hidráulicas e controle de erosão
    • Empresas de saneamento básico
    • Consultoria ambiental
  11. Imobilizações Ortopédicas

    Confecciona, aplica e retira aparelhos gessados, tais como: talas gessadas (goteiras, calhas) e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético. Prepara e executa trações cutâneas, auxiliando o médico na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações. Prepara sala, fora do centro cirúrgico, para procedimentos simples, tais como: pequenas suturas, manobras de redução manual, punções e infiltrações.

    Possibilidades de atuação

    • Hospitais, clínicas e postos de saúde
  12. Informática

    Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

    Possibilidades de atuação

    • Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.
  13. Infra Estrutura Escolar

    Atua na definição e execução de processos e fluxos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos escolares e sistemas hidrossanitários. Organiza, administra e operacionaliza procedimentos de racionalização e economicidade no uso dos recursos energéticos e hidráulicos da escola. Auxilia na gestão dos vários espaços escolares na perspectiva de mantê-los como espaços educativos. Colabora na mediação de conflitos com o entorno ambiental, atua na preservação e conservação do meio ambiente intra e extraescolar.

    Possibilidades de atuação

    • Escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino
  14. Óptica

    Desenha e confecciona lentes oftálmicas e de contato por prescrição médica. Identifica, classifica e mede óculos e lentes de contato, segundo suas características: grau, diâmetro, espessura, curvatura e índice de refração. Identifica as medidas necessárias para a adaptação da lente à armação dos óculos e consequente ajuste ao rosto. Realiza as adaptações de lentes de contato. Executa a montagem das lentes no aro, seguindo as medidas preestabelecidas. Auxilia o cliente em relação à oferta de lentes disponíveis. Identifica os problemas de montagem, centralização e grau que dificultam a adaptação aos óculos, sugerindo possíveis medidas corretivas. Fornece assistência pós-venda ao cliente.

    POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO

    • Óptica física
    • Óptica fisiológica
    • Optometria (ametropia e emetropia)
    • Noções de saúde ocular e biologia
    • Surfaçagem
    • Montagem
    • Contatologia
    • Comercialização
    • Biossegurança
    • Normas técnicas relativas à manufatura, adaptação e conferência
    • Comércio, indústria e laboratórios ópticos
    • Biblioteca com acervo específico e atualizado
    • Laboratório de fabricação e montagem de lentes para óculos
    • Laboratório de física óptica
    • Laboratório de informática com programas específicos
    • Laboratório didático: oficina de instrumentos ópticos
    • Laboratório para adaptação de lentes de contato
  15. Órteses e Próteses

    Realiza exames e avaliação física para fins de medidas para órteses e próteses humanas, sob supervisão médica. Participa do projeto, confecção, ajuste e avaliação de órteses e próteses. Avalia e utiliza materiais e componentes relativos à produção de órteses e próteses. Acompanha os resultados do trabalho executado nos pacientes, atendendo a eventuais necessidades de ajustes ou adaptação, por solicitação médica.

    Possibilidades de atuação

    • Oficinas e indústrias de produção biomédica
    • Hospitais e clínicas
  16. Podologia

    Realiza procedimentos podológicos, a partir de avaliação e exame físico dos pés, selecionando técnicas adequadas aos diferentes tipos de problemas de saúde que os afetam. Identifica lesões elementares externas dos pés, elaborando programa de atendimento com vistas à promoção e à recuperação das funções. Aplica técnicas adequadas de utilização e armazenamento de produtos e equipamentos utilizados em podologia e de descarte de fluidos e resíduos, para proteção das pessoas contra riscos biológicos e químicos. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre ações de proteção da saúde dos pés.

    POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

    • Clínicas estéticas
    • Clínicas podológicas
    • Associações desportivas
    • Hospitais
    • Unidades básicas de saúde e domicílios
  17. Radiologia

    Realiza exames radiográficos convencionais. Processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultra-sonografia. Auxilia na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.

    Possibilidades de atuação

    • Serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde.
  18. Reabilitação Dependentes Químicos

    Coleta e registra informações de apoio e suporte ao diagnóstico, inclusive o social, e ao acompanhamento terapêutico. Aplica e conduz diferentes técnicas terapêuticas prescritas e de reinserção social global. Atua em situações emergenciais, intervenções em caso de intoxicações, abstinência e seus desdobramentos. Atua em campanhas de esclarecimento à comunidade quanto ao uso de drogas, à valorização da vida saudável e preservação da integridade psicossocial. Participa na concepção, desenvolvimento e monitoramento de programas de redução de demanda de drogas e redução de danos.

    POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

    • Centros de atenção psicossocial
    • Serviços de referência em saúde mental
    • Unidades básicas de saúde
    • Comunidades terapêuticas
  19. Registro de Informações de Saúde

    Atua na organização do conteúdo e do arquivo de prontuários, na organização das fontes de dados e no registro para os sistemas de informações em saúde, contribuindo para a continuidade do atendimento, o planejamento e a avaliação das ações. Desenvolve procedimentos de guarda, catalogação, pesquisa e manutenção de registros e dados em saúde.

    Possibilidades de atuação

    • Serviços de saúde públicos e privados.
    • Postos de saúde, clínicas e hospitais.
  20. Saneamento

    Atua na construção de estações de tratamento de águas e esgotos. Atua em obras de captação, transporte e tratamento de águas. Realiza a manutenção de equipamentos e redes. Executa e conduz a execução de aterros sanitários e obras para disposição e reciclagem de resíduos e unidade de compostagem. Analisa o consumo de água. Implementa estratégias de captação, tratamento e distribuição. Planeja a execução e elabora orçamento.

    POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

    • Instituições públicas, privadas e do terceiro setor
    • Construtoras
    • Escritórios de projetos e de consultoria
  21. Técnico em Enfermagem

    Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde—doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

    Possibilidades de atuação

    • Hospitais, clínicas e postos de saúde
    • Empresas e domicílios
  22. Técnico em Segurança do Trabalho

    Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

    Possibilidades de atuação

    • Instituições públicas e privadas
    • Fabricantes e representantes de equipamentos de segurança
  23. Técnico em Vigilância em Saúde

    Desenvolve ações de inspeção e fiscalização sanitárias. Aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive do trabalho, e serviços de interesse da saúde. Investiga, monitora e avalia riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente. Compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. Atua no controle do fluxo de pessoas, animais, plantas e produtos em portos, aeroportos e fronteiras. Desenvolve ações de controle e monitoramento de doenças, endemias e de vetores.

    • Possibilidades de atuação.
    • Instituições de saúde, agências de vigilância, setor público.
  24. Trânsito

    Atua no sistema e educação de trânsito, no planejamento e operação do tráfego urbano e na segurança do trânsito. Participa da organização e controle da manutenção de equipamentos de tráfego, na monitoração do trânsito e das vias públicas, na fiscalização de trânsito e de veículos. Aplica a legislação referente ao trânsito de veículos, identificando os organismos que a normalizam.

    Possibilidades de atuação

    • Instituições públicas e privadas pertencentes ao sistema de trânsito, educação de trânsito
    • Empresas de sinalização
  25. Transporte Dutoviário

    Gerencia a infraestrutura do transporte por dutos, conforme normas técnicas e de segurança. Opera os terminais e controla o movimento de cargas. Presta assistência técnica para os sistemas de transportes. Fiscaliza a movimentação de cargas por dutos. Elabora orçamentos e verifica a documentação fiscal e alfandegária.

    Possibilidades de atuação

    • Empresas de indústria de petróleo, seus derivados e gás natural
    • Empresas nas áreas de transporte dutoviário
    • Terminais de movimentação de cargas por dutos
    • Órgãos públicos fazendários
    • Empresas de contratação e fiscalização de serviços dutoviários