Indyu incentiva alunos a mudar seus hábitos através da poesia

Desde o primeiro semestre do ano passado, o Indyu realiza projeto desenvolvido pelos docentes com intuito de trabalhar questões sociais e ambientais com alunos. Os educandos participam de atividades como a produção de poesia desenvolvida pela professora Carla Patrícia Melo.

A atividade desta quinta-feira, 23, propôs a produção de poesias como o tema do projeto. “Após orientações através de vídeos, textos e discussões em sala, foram feitas poesias. É uma maneira de extrair deles os sentimentos, as emoções”, diz a professora.

A aluna Maria Clara Dias Teixeira, do 6º ano do ensino fundamental participou da atividade. Com ajuda da mãe, produziu a poesia Nosso jeito de ser, que chamou atenção. A poesia fala sobre os hábitos que acabam se tornando valores. Para Maria Clara é importante que nós tenhamos consciência do que somos e procurar melhorar sempre.

Outros alunos também tiveram destaque como Júlia Moreira Batista, estudante do 8º ano do ensino fundamental. Júlia conta que fez a poesia sozinha e que o projeto é interessante por propor atividades diferentes e pela questão de mudança de hábitos.

Nosso jeito de ser

As nossas crenças se transformam em pensamentos.

Nossos pensamentos se transformam em palavras.

Nossas palavras se tornam ações.

Nossas ações se tornam hábitos.

Nossos hábitos se tornam valores.

E os nossos valores revelam o nosso destino

Aluna: Maria Clara Dias Teixeira

Ano:6º    Turma: 03

Mudando de hábitos

Algum dia, fomos um lindo riacho.

De águas calmas e puras,

De margens sempre sorrindo,

Mesmo para as mais terríveis desventuras.

O seu sereno era a flor da madrugada

O retrato fiel da inocência

No meio de tanta gente mau habituada,

Que pensam ser normal, desrespeitar e ser desrespeitada.

Hoje somos como as águas do mar

Em noite de tempestade

Turbulência que vai durar

Até que consigamos afogar

Toda disseminação e desonestidade

Que existe na humanidade!

Enquanto cada um de nós lutar

Esse mau jamais prevalecerá!

Aluna: Júlia Moreira Batista

Ano: 8º    Turma: 06