Foi divulgado na última sexta-feira (19), a lista dos professores selecionados referente ao Edital de Chamamento Público do Programa Startup Universitário Nº 001/2017. As Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte estão entre as universidades que mais se destacaram na lista divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), sendo a única no Norte de Minas a ter 3 professores nomeados. Foram eles: O professor Pedro Almeida (Diretor das Engenharias Integradas e presidente da CPA) e os professores Cássio Dantas e Marcus Caldeira. Os docentes irão receber um programa de capacitação que tem como base uma metodologia voltada para estimular o comportamento empreendedor e a criação de novos negócios a partir dos projetos de Educação Empreendedora a serem desenvolvidos na IES.
O programa capacita e apoia professores universitários para criarem nas Instituições de Ensino ações e programas que deem aos alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor, incentivando a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando a densidade de startups no âmbito universitário. Esta ação será viabilizada através da geração de um ambiente favorável à construção das características e habilidades empreendedoras importantes para qualquer profissional despertar e/ou prosseguir com o interesse de abrir o próprio negócio.
O diretor das Engenharias Integradas Funorte e presidente da CPA, Pedro Almeida, destaca a importância do programa e o pioneirismo da instituição ao apoiar o estudante em práticas empreendedoras. “A Funorte saiu na frente e está representando quase a metade das vagas disponíveis para Montes Claros, isso demonstra que os nossos projetos foram bem recebidos, projetos esses que vão proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de começarem sua trajetória empreendedora. Na Funorte temos uma cultura muito forte para o desenvolvimento de Startups”, afirma Pedro.
Para o professor Marcus Caldeira, o programa representa uma excelente oportunidade para fortalecer o desenvolvimento de uma Cultura Empreendedora já estabelecida na Instituição. “Em parceria com diversas entidades que fomentam o empreendedorismo e inovação na região, as Faculdades FUNORTE e FASI desenvolveram, nos últimos anos, relevantes projetos de Educação Empreendedora tais como o PII – Programa de Incentivo à Inovação, o Projeto Educação Empreendedora nas IES, o Projeto de Extensão de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social, entre outros projetos”, frisa o docente.
Como resultado dessa iniciativa, a IES pretende aprimorar as práticas didáticas do seu corpo docente e disseminar a proposta das metodologias ativas nos seus programas pedagógicos, em sintonia com as novas perspectivas da Educação Brasileira. A instituição pretende também dar continuidade ao seu propósito de formar profissionais inovadores, com espírito empreendedor e mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
O docente Cássio Dantas ressalta o planejamento e a dedicação dos profissionais para representarem a instituição. “Hoje se fala muito em Startups, inovação e criação de produtos. E estamos nos preparando há algum tempo para fazer bons trabalhos nessas vagas que conquistamos. Nosso intuito é desenvolver bons projetos e apoiar os nossos estudantes”, conclui Cássio.
Por meio da seleção dos professores das instituições publicas e privadas de ensino superior de Minas Gerais, o programa pretende apoiar até 100 startups universitárias na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campus das instituições dos professores selecionados no edital.