Docente de Processo Penal do curso de Direito, Warlem Freire Barbosa, realiza entre os dias 22 e 23 de setembro, visita técnica à cidade de Brasília/DF com os acadêmicos do 7º período. O objetivo é permitir que eles vejam na prática, tudo que aprendem em sala de aula.

Durante a viagem, os alunos irão visitar o Congresso Nacional, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Warlem explica que esta atividade contribui para a formação da concepção crítica destes acadêmicos. “A amplitude de visão do Direito propicia a eles a construção de pensamentos críticos e a capacidade de enfrentar as consequências do estudo jurídico na prática”, relata.

Será feito também, o acompanhamento ao vivo de uma sessão de julgamento do STF. O professor ressalta a importância dos graduandos saírem um pouco da teoria para vivenciarem esta experiência. “O direito se apresenta hoje de forma muito dinâmica, sobretudo, em razão da evolução dos meios de comunicação. Com isso, dificilmente a teoria consegue acompanhar esse dinamismo da prática. Sempre que o acadêmico tem oportunidade de ver na prática aquilo que ele estudou na teoria, o percentual de absorção do conteúdo é imensamente maior. Além de tudo isso, a visão prática tende a proporcionar uma maior abertura do senso crítico do acadêmico, permitindo-lhe alcançar em um menor tempo a maturidade desejada aos profissionais do direito”, afirma Warlem.

Greiciely Rodrigues

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *