Termina hoje (10) o prazo de inscrição no Fies 2017 (Fundo de Financiamento Estudantil). Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa: http://fiesselecao.mec.gov.br/. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos. O resultado será divulgado no dia 13.

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.

A oferta de vagas do Fies 2017 dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação.

Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do (Enem) e não ter zerado a redação.

Entenda o Fies

O Fies é o programa do Governo Federal responsável por financiar mensalidades graduações de instituições particulares de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As 150 mil oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação.

Além disso, o concorrente precisa comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Cursos Prioritários

Mesmo com oferta em todos os setores, alguns têm prioridade no financiamento do Fies. As graduações prioritárias são as áreas de Engenharia, Saúde e Formação de Professores.

O MEC também dá prioridade aos cursos com melhor avaliação no Sinaes. Para esta edição, o Ministério da Educação (MEC) reduziu o valor do financiamento, colocando como valor máximo as mensalidades de R$ 5 mil, sendo o teto semestral de R$ 30 mil. Anteriormente, o Fies atendia graduações de até R$ 7 mil por mês.

Acompanhamento

Hoje é o último dia para que o candidato troque a opção de curso, caso deseje. Foram divulgados aos participantes as notas de corte diárias, o que possibilitou a alteração das graduações durante o período de inscrição.

O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgadas no dia 13 de fevereiro. Os pré-selecionados devem concluir a inscrição no SisFies entre 14 a 20.

Para quem participou da Lista de Espera, o prazo para a conclusão no SisFies é de 5 dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

Após a conclusão do cadastro, os dados devem ser validados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até dez dias. O pré-selecionado precisa, ainda, procurar o agente financeiro do Fies (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) em até dez dias, os quais são contados a partir do terceiro dia útil após a validação dos dados na CPSA.