No último sábado, 28, a pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal realizou, no Campus São Luís, uma aula de Legislação Penal, com o objetivo de abordar temáticas jurídicas que os alunos têm de lidar no dia a dia da profissão.
A aula foi ministrada pelo Juiz de Direito na 3° Vara Criminal de Uberlândia, Antônio José Pêcego, que também é professor na PUC-Minas e diretor do Instituto de Ciências Penais. Com um currículo extenso, o palestrante é Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduado em Direito Público pela PUC-Minas e pós-graduado latu sensu em Ciências Penais pela Uniderp.
Tamanha experiência, segunda ele, trás vivência em situações que os alunos ainda estão aprendendo. “A nossa vinda aqui hoje é para tratar da legislação penal, e nós estamos trabalhando não com o contesto da graduação normal, mas com temas polêmicos fazendo o aluno pensar, exercer o senso crítico”, ponderou.
Sobre os temas abordados, “falamos sobre os tipos penais, tratamos sobre os elementos do tipo, a classificação deles, trouxemos uma ponderação a cerca de assuntos atuais. Todos os temas são tratados por meio de diálogos constantes com os alunos de forma que os mesmos possam analisar os tipos penais e possam se pronunciar, algo altamente relevante amanhã ou depois, no que diz respeito à aplicação da pena, seja como advogados, defensores públicos, promotoria ou como juízes de direito”, frisou o juiz.
O bacharel em Direito, Hudson Kleber, ressalta a relevância dos temas tratados. “Os temas abordados são de grande valia para o conhecimento em processo penal e penal em si. Receptação, estupro, furto e roubo, são temas bastante atuais, com muito destaque, daí a importância de debatê-los.”
O graduado em Direito pela Funorte, Delmon Ferreira, atua como advogado na defensoria pública de Josenópolis e decidiu fazer a pós-graduação com o intuito de aprimorar conhecimento.
“Na vida prática, devido várias situações que ocorrem, a pós tem me ajudado muito, porque muitos casos que eu tenho trabalhado no cotidiano, as aulas tem fomentado conhecimento para aplicação das leis penais, processuais penais, então tem sido muito importante”, declarou.
Ao fim da aula foi oferecido um coffee break para os estudantes. Para aqueles que tenham interesse em se matricular na Pós-Graduação Direito Penal e Processual Penal podem procurar a coordenação ou entrar em contanto através do número: (38) 98424-0608.

Camila Miranda