A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) lançou novo edital concurso público para soldado que visa o preenchimento de 416 vagas para o interior do estado.  São 374 vagas para homens e 42 para mulheres.

Para concorrer é necessário possuir ensino superior completo; idade de até 30 anos na data de 1º de novembro de 2017; altura mínima de 1,60m; além de ter aptidão física e sanidade física e mental.

As inscrições no concurso da PM-MG devem ser realizadas no endereço eletrônico www.policiamilitar.mg.gov.br/crs durante o período de 28 de fevereiro a 29 de março.  O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 122,95, no máximo em 30 de março.

A isenção da taxa poderá ser requerida por membros de famílias de baixa entre os dias 6 e 7 de março, sendo necessário realizar o pré-cadastramento no site e comparecer em uma das unidades descritas no edital munido com as documentações exigidas.

Triagem do concurso da PM-MG

Haverá provas objetivas e dissertativas para todos os candidatos no dia 7 de maio em diversas cidades. Os exames objetivos terão 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, seis de direito penal, seis de direito constitucional, seis de noções de direito penal militar, quatro de noções de estatística, quatro de direito humanos e quatro de legislação extravagante. Os testes dissertativos consistirão em uma redação que deverá conter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 120 palavras.

O concurso da PM/MG ainda contará com avaliações psicológicas; teste de capacitação física (TCF); e exames de saúde (preliminares e complementares) e toxicológico.

Curso de formação do concurso da PM-MG

O curso de formação de soldados terá duração de nove meses, com início previsto para 1 de novembro de 2017, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Durante o período do curso, o salário inicial do soldado 2ª classe será de R$ 3.278,74. A PM/MG também oferece os benefícios de abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

Concluído com aproveitamento o curso, o soldado 2ª classe será promovido a soldado 1ª classe, segundo a ordem de classificação.

Atribuições da carreira

Soldado – Promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros). Para tanto, a atuação do soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: realizar policiamento ostensivo fardado; executar atividades operacionais diversas; atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública; redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos; estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública; formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; conduzir viaturas da PM/MG, em qualquer categoria, se habilitado e credenciado.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *