A Funorte, em parceria com o SEBRAE e o Centro de Empreendedorismo e Inovação -CEI, realizou no dia 02 de julho, no auditório da AMAMS, o III Programa de Desenvolvimento Docente – PDD do ano de 2016. O evento, que é voltado para os docentes da rede Soebras, teve palestra ministrada pelo professor César Nunes. O educador discutiu o tema: “Empreendedorismo na IES”, destacando a importância de se fomentar e alcançar o emponderamento do corpo docente através da sensibilização quanto à questão da mudança na prática da atitude empreendedora, seja na metodologia, na didática, nos projetos ou seminários.

“A escola e a empresa são mudadas de acordo com as relações sociais. Não tem como você ser empreendedor sem aplicar esta prática em todas as áreas da sua vida. Empreender é um componente de construção social, por isso, temos que ter esperança e sermos críticos para modificar as coisas”, afirma César.

O palestrante ainda abordou a relevância da leitura na construção do conhecimento e da cidadania. “Sem leitura não se coordena a fantasia. Leitura é algo que ensina, que inclui, integra e enriquece o ser humano. Temos que instigar nossos filhos a lerem”, diz César que ainda afirma: “Professor deve inovar, ser tolerante e empreendedor. O docente deve amar os seus alunos assim como o pai amam seus filhos”.

O educador ainda fez uma crítica à atual conjuntura da educação no país. “A universidade no Brasil é desvencilhada da sociedade. As pessoas enxergam a instituição de ensino superior apenas como uma forma de conseguir trabalho. Um erro, pois a função das universidades vai muito além, ela constrói o pensamento do indivíduo”, acredita.

Por fim, César deixa um recado: “Cria-se pesquisadores na família, na escola. Quando instigamos as crianças a pensarem, a perguntarem estamos corroborando para criar futuros profissionais da pesquisa. A universidade não cria pesquisadores, apenas os potencializa”, diz ele que conclui: “O saber está no mérito da pedagogia utilizada e não na escola”.