Com minicursos, palestras e presença confirmada de docentes e profissionais renomados em todo o país, foi encerrada a programação da Jonafes 2016 “Ciências Exatas, Humanas, Sociais, Biológicas e da Saúde”.

A conclusão do evento contou com as palestras “Meios Alternativos de Solução de Conflitos”, ministrada pelo Dr. Wellington Luzia, advogado da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, e “A Nova Dinâmica do Sucesso Profissional”, ministrada pelo advogado Antônio Carlos Soares.

Mestre em Relações de Poder e Dinâmica das Organizações, Graduado e Pós-Graduado em Administração de Empresas e com certificado internacional em Coaching e PNL- Programação Neurolinguística, Antônio Carlos direcionou a palestra para a motivação dos acadêmicos. “A nova dinâmica do mercado profissional sobre o ponto de vista da programação neurolinguística e do coaching ajuda as pessoas na satisfação pessoal”, ressaltou o palestrante.

Antônio frisou ainda, que o sucesso não depende somente do lado profissional, apesar das pessoas não pensarem desta forma. Segundo ele: “o bem estar está entre duas coisas: ter razão ou ser feliz, mas, a maioria dos profissionais que buscam o sucesso prefere ter razão”.

De forma dinâmica ele abordou a importância de valorizar a família, amigos e pessoas próximas, já que elas interferem nas escolhas que cada um faz, seja pessoal ou não. “Infelizmente, há um certo tempo, separamos o sucesso profissional do pessoal”, frisou o palestrante.

Wellington Luzia falou dos novos meios de solução de conflitos. Segundo ele “é importante falar dos meios de conciliação e mediação, já que, pode ser uma porta de entrada para os novos profissionais em breve ou de imediato”, frisou o palestrante, que abordou, inclusive, sobre as características no novo CPC sobre estas questões. “O novo CPC diz o seguinte, haverá sempre uma audiência de conciliação como o primeiro passo quando se ingressa no judiciário, pois o legislador tende, dentro desse novo Código, a uma diretriz de conciliar e de mediar”, citou.

A acadêmica do 1º período, Sandra Dias, falou da importância do evento para os estudantes. “Para nós acadêmicos, o evento é de extrema importância, pois é uma forma dos profissionais compartilharem seus conhecimentos e nos ajudarem a ter foco e entender, de uma melhor forma, as questões ligadas ao Direito e ao mercado de trabalho”, finalizou a aluna.

Greiciely Rodrigues