• OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aconteceram, na quarta-feira (17), atividades voltadas para alimentação saudável e meio ambiente, com presença de convidados, no Colégio Indyu. Práticas como Oficina Masterchef, palestra sobre meio ambiente e orientação sobre alimentação foram ministradas aos estudantes.

A Oficina Masterchef foi realizada com alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental pela educadora física Gyselle Beatriz Rocha Fernandes, uma das idealizadoras do Projeto “Mudando de hábitos, tranformando vidas”, que vem sendo propagado pelos setores do ambiente escolar. Para este momento, foi preparada uma salada de frutas e a professora levou um bolo de maçã, sem farinha de trigo, sem açúcar e que não leva leite, com a substituição de diversos ingredientes. “Tendo como objetivo mostrar aos educandos que é possível ter uma alimentação saudável, com pratos saborosos, sugeri aos alunos que trouxessem ingredientes para a preparação, contando com a participação de todos”, explica.

Além dessa atividade, o colégio recebeu a visita de acadêmicos de Nutrição, abordando a questão de alimentação adequada e saudável aos estudantes do 3º ano do ensino médio. Os graduandos estavam acompanhados da supervisora de estágio Social e nutricionista, Kátia Pina Sepúlveda, que desenvolve esta atividade durante todo o semestre com o ensino médio do Indyu. “Este trabalho é de extrema importância, não só para os estudantes do Colégio, mas para os acadêmicos e para mim, pois é um aprendizado. Esta instituição sempre nos recebe, abertos para projetos e isso nos move, nos estimula a trazer mais desafios para os alunos”, destaca Kátia.

Palestra

O Procurador Federal, Júlio César Francisco, esteve na instituição para palestra aos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, com abordagens sobre meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e função da procuradoria.

Convidado pela assessora pedagógica, Luciana Mota, Júlio César respondeu perguntas, com participação direta de alunos e professores da instituição. Segundo Luciana, “as questões discutidas neste momento de interação estão dentro do propósito do Projeto e o objetivo é explanar o assunto e mostrar aos alunos a importância dos cuidados com o meio ambiente”, diz.

“Fico lisonjeado pelo fato de a escola tratar desse tema, que é de grande importância na formação de cidadãos. Fui bem recepcionado e até surpreendido pelas perguntas sobre o assunto, um momento em que pude transmitir o conhecimento, sendo a minha primeira palestra para esta faixa etária. Um desafio, pela abordagem, uma experiência diferente, mas surpreendente”, conta Júlio César.

Anna Louisa Narciso