Foi realizado no dia 31 de agosto, no campus São Norberto da Funorte, evento em comemoração ao Dia do Nutricionista. Estudantes, docentes e coordenação dos cursos de Nutrição da Fasi e da Funorte estiveram presentes para celebrar a data.

A coordenadora do curso de Nutrição Fasi, Ilana Gonçalves, falou sobre a importância do evento. “Este é em um momento de nos unirmos para celebrar e comemorar o nosso dia, pois, quando celebramos com alegria, renovamos nossas energias para continuar batalhando pela melhoria e crescimento de nossa profissão”, destacou.

Éryka Jovânia, que coordena o curso de Nutrição Funorte, também falou sobre a data. “Todo ano fazemos uma atividade para envolver os nossos acadêmicos, juntamente com os profissionais e, a cada comemoração, tentamos trazer um palestrante diferente para agregar mais conhecimento e entusiasmar nosso acadêmico. Este é um momento muito importante, de compartilharmos conhecimento e conhecer o trabalho de profissionais de outros locais”, frisou a coordenadora.

Durante o evento, houve palestra da nutricionista Mariana de Souza Macedo, da Universidade Federal de Diamantina, com tema “Saúde coletiva: deficiências nutricionais no grupo materno infantil e a política de combate e controle à deficiência de iodo no Brasil”.

Segundo a palestrante, “este é um tema importante para ser discutido porque é uma grande área de atuação do nutricionista. Então, é relevante falar sobre isso, sobre as doenças infantis, focando na questão do iodo que é uma deficiência subclínica, de carência ecológica, em que o grupo materno infantil é o principal grupo de risco. Há uma política de combate e controle à esta deficiência, que está em implementação no Brasil, e que teve avanços, mas nós, como profissionais nutricionistas, podemos contribuir para o aperfeiçoamento dessa política na área de saúde coletiva”, ressaltou.

Além da palestra, estudantes e parceiros do evento fizeram apresentação de seus serviços e produtos. Para Luciana Niz, que atua com produção de bolos e doces, o evento e a parceria são muito importantes para a valorização de seu trabalho. “A parceria com o curso de Nutrição só veio a somar aos meus produtos, no sentido me ajudar com receitas mais elaboradas e nutritivas e com aproveitamento melhor dos ingredientes. E estar aqui como acadêmica é muito importante porque tudo que aprendo na graduação, eu consigo colocar em prática no meu trabalho”, frisou a estudante.

Malcom Torres, acadêmico do 6º período, trabalha na empresa Profit Suplementos e também levou produtos para o evento. Segundo ele, “a parceria veio para dar suporte e mostrar a importância do nutricionista e de uma área que cresce, pois as pessoas estão cada vez mais buscando bem estar, saúde e qualidade de vida”, destacou.

Ainda no evento, estudantes apresentaram produtos saudáveis, feitos por eles, para degustação. A equipe da acadêmica Ramine Mirele Mendes Pereira apresentou uma cocada fitness feita com açúcar mascavo, coco, cenoura e abacaxi. Ela explica que, “a proposta é mostrar que é gostoso ser saudável e, principalmente que é possível comermos algo saudável e com sabor, pois as pessoas associam alimentação saudável com coisas ruins ou sem gosto. Então, o objetivo maior é trazer alimentos que comemos no dia a dia introduzindo itens mais nutritivos”, finalizou a estudante.