Na última semana, acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Funorte participaram de palestra com o tema “Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência”, ministrada pelo Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Marcelo Palma de Brito e pelo Procurador Federal Júlio Cesar Francisco.

Como parte da programação da “Semana Integrada de Atividades Acadêmico-Profissionais – Siap 2017”, a discussão abordou os efeitos das Reformas no país.

Segundo o Juiz Brito que também é docente da Funorte, este debate é importante, pois a formação dos futuros bacharéis em Direito passa por esta discussão e reflexão. “O estudante, futuro profissional jurídico, deve buscar romper o ciclo de dúvidas e desinformação que atualmente cercam as Reformas Trabalhista e da Previdência Social. Há muitos questionamentos, não só na comunidade acadêmica, mas na sociedade em geral, quanto às mudanças propostas nas duas Reformas, sendo que, por vezes, a discussão é guiada pelos extremos e carregada de viés ideológico, o que não é desejável em se tratando de um debate jurídico e técnico. A discussão deve ser racional e respeitosa, conjugando-se aspectos jurídicos, políticos, sociais e econômicos, isso para solucionar as dúvidas dos acadêmicos”, frisou o palestrante.

Marcelo ressaltou, ainda, que a participação dos alunos nestas discussões é essencial e que eles não devem ser apenas espectadores. “Deve o acadêmico, antes de debater, ler a PEC 287/16, que trata da Reforma da Previdência, e o PL 6.787/16 (atual PLC do Senado nº 38/17), que trata da Reforma Trabalhista, e analisar as suas disposições diretamente. Recomenda-se, por exemplo, que leia o relatório e as exposições de motivos dos proponentes das reformas e que reflita, de forma crítica, se os argumentos que nele constam condizem com a realidade em que vive”, declarou o docente.

Para o acadêmico do 9º período, João Victor Mendes Rodrigues, o evento é uma forma de proporcionar, aos acadêmicos, um conhecimento maior sobre a nova proposta de mudança sobre as reformas. “Esse debate foi importante, pois podemos enxergar as significativas mudanças da Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência, por meios de palestrantes que entendem do assunto, como o Juiz do Trabalho que brilhantemente soube passar as informações e esteve aberto aos nossos questionamentos. Agradeço a Funorte por ter proporcionado este momento de atualização e aproximação das propostas emitidas pelo Judiciário”, ressaltou o estudante.

Greiciely Rodrigues

Uma resposta para Palestra aborda efeitos das Reformas Trabalhista e da Previdência Social
  1. Foi mais um excelente evento, muita informação importante para os dias atuais. Também contamos com grande carisma dos palestrantes sempre prestativos e com muito conteúdo. Parabéns a toda equipe organizadora.