Para reforçar junto à população a importância das ações de controle do câncer de mama, a disciplina PISEC II (Programa de Integração Serviço Ensino e Comunidade) ministrada pela professora Éryka Jovânia Pereira, junto com as acadêmicas Luciana, Erica, Daniely, Josyana, Veronica e Fabiola, do segundo período de Nutrição do campus FASI, realizou palestra no Recanto dos Pássaros para grupo de mulheres que participava de um culto, com objetivo de disseminar conhecimento e, assim, melhorar a qualidade de vida.

“Todo mundo deveria seguir uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos formando um prato bastante colorido. Na prática, entretanto, as coisas funcionam de forma bem diferente e a maioria das pessoas só percebe a importância dos bons hábitos alimentares quando aparece alguma doença”, pondera Éryka, que completa: “isso não acontece porque as condições de saúde exigem tratamento especial, e sim, pelo fato de que, na maioria das vezes, faltam nutrientes essenciais que ajudariam na prevenção desse tipo de câncer”

Este projeto faz parte da integração da Fasi na campanha do Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Só em 2016, são esperadas 57.960 ocorrências em todo o país. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *