As redes sociais do Inep estão veiculando várias campanhas sobre o Enem, com orientações sobre o horário de verão, documentos válidos, o que levar e itens proibidos, além de dicas para não zerar a redação. No YouTube do Inep há vídeos de orientação sobre a aplicação e o que antecede as provas. Em 2018 o Enem será aplicado em 4 e 11 de novembro para 5,5 milhão de participantes.

Com o fenômeno das Fake News, o Inep também orienta que os participantes busquem informações apenas nos canais do Inep ou do Ministério da Educação, únicas fontes oficiais de informações sobre o Enem. Atenção: todo o conteúdo oficial do Enem é identificado com os logotipos do Inep e/ou MEC.

Enem em Libras – Reforçando sua Política de Inclusão e Acessibilidade, o Inep ampliou o conteúdo do Enem em Libras, com vídeos em Língua Brasileira de Sinais para os participantes surdos ou com deficiência auditiva. A iniciativa reforça o compromisso do Inep com a qualidade e com a padronização do conteúdo para esse público. Este ano o Inep também lançou a Plataforma Videoprova em Libras.

CONHEÇA AS FONTES DE INFORMAÇÃO OFICIAIS DO INEP SOBRE O ENEM

Site do Enem – O enem.inep.gov.br é um site inteiramente dedicado ao Exame Nacional do Ensino Médio. Tudo o que o participante precisa saber está organizado de forma cronológica, nas seções Antes da Prova, No Dia da Prova e Depois da Prova. Há também Perguntas Frequentes e Cronograma. O Site do Enem resume, em linguagem descontraída e leve, os principais pontos do edital. E dá ainda acesso a várias outras fontes de informação oficiais.

Aplicativo do Enem – Um dos líderes de download no tema educação, o Aplicativo do Enem está disponível para IOS e Android, e pode ser “baixado”, gratuitamente, na App Store e na Google Play, respectivamente. O app tem cronograma com as principais datas do Exame, mural de avisos, notícias, histórico da participação em edições anteriores. O Aplicativo do Enem permite acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição; aos resultados individuais e à vista pedagógica da redação.

Portal do Inep – Todos as notícias, orientações e comunicados relacionados ao Enem são disponibilizados no Portal do Inep, em “primeira mão”. Além disso, a Página do Enem no Portal dá acesso a várias outras fontes de informação oficiais: Site do Enem, Aplicativo do Enem, Página do Participante, Plataforma Videoprova em Libras, Cartilha do Participante.

Sistema Enem e Página do Participante – O Sistema Enem dá acesso à Página do Participante, ambiente acessível apenas com CPF e senha no qual o participante solicita isenção (se tiver direito), justifica ausência (se estava isento), faz inscrição, consulta o local e prova e os resultados de todas as edições. O Sistema Enem tem Orientações ao Participante, com um cronograma, e Orientações para Recuperação de Senha, com um passo a passo detalhado.

Facebook, Instagram e Twitter do Inep – As três redes sociais do Inep replicam as principais informações relacionadas ao Exame, permitindo que os seguidores de cada perfil tenham acesso facilitado a dicas, orientações, novidades. As campanhas são um destaque do Facebook, Instagram e Twitter do Inep, por reforçarem, de forma seriada, algum assunto específico. A interação com o público é outro serviço importante.

Youtube do Inep – O canal do Inep no Youtube tem uma série de vídeos com orientações ao participante, com as principais informações do edital. O participante pode assistir à versão completa – Orientações ao participante: tudo o que você precisa saber para fazer o Enem 2018 – ou o conteúdo dividido em capítulos. Todo o conteúdo está nas playlist Enem. Já a playlist Enem em Libras tem orientações gerais e sobre a videoprova, e uma campanha para as redes sociais preparada para surdos e deficientes auditivos.

Fale Conosco do Inep – O serviço de atendimento ao público do Inep e do MEC funcionam de forma centralizada. Há duas opções: o 0800 616161, com ligações gratuitas a partir de telefones fixos, e o Autoatendimento, a plataforma de atendimento online.

Cartilha do Participante: redação no Enem – Publicada anualmente, a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018 explica tudo o que se espera do participante nesta prova. O documento explica a correção, descreve os critérios usados na distribuição dos pontos e mostra exemplos de redação nota 1000. Desde 2017 o Inep publica também uma versão em Língua Brasileira de Sinais, a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018 em Libras.

Edital do Enem – O Edital do Enem é o documento que rege todo o Exame. Nele estão todas as regras e prazos, divididas em capítulos como objetivos, estrutura do Exame, taxa de inscrição, justificativa de ausência, atendimentos, orientações para a realização da prova, motivos para eliminações, correção da prova, obrigações do participante, documentos aceitos, itens proibidos, entre outros. O Inep também disponibiliza o Edital do Enem em Libras.

Campanhas Publicitárias – A campanha de publicidade do Enem 2018, nesta fase da aplicação, inclui vídeos nas principais emissoras abertas, spots em rádios, vinhetas em canais fechados e em rodoviárias. Haverá ainda ações em escolas do Ensino Médio de todo o Brasil.

E-mails e SMS – O Inep usa os e-mails cadastrados pelos participantes durante a inscrição, e o número de celular, para enviar mensagens de caráter urgente ou de alerta por mensagem eletrônica ou SMS, identificando o Inep como remetente.

Fonte: http://portal.inep.gov.br

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *