Com a chegada do carnaval, é comum deixarmos de lado a alimentação adequada durante os períodos festivos. Porém, ingerir refeições corretas auxilia na saúde do corpo e da mente, além de ser imprescindível para manter uma rotina saudável.

A coordenadora do curso de Nutrição Fasi, Ilana Gonçalves, explica quais sintomas são comuns quando as pessoas deixam de cuidar da alimentação. “Algumas pessoas podem sentir indisposição para comer no carnaval devido ao calor e as temperaturas mais elevadas. Esse incômodo também pode ser resultado de alimentação inadequada bem como ficarem horas sem comer, pular refeições, ingerir alimentos gordurosos e não beber água suficiente” diz a docente.

Ela, ainda, dá dicas para quem pretende curtir a folia mantendo uma boa alimentação. “Ficar longe dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Quanto à higiene, se possível, não consuma os famosos churrasquinhos, cachorros-quentes, queijos-coalho e frituras: estes alimentos podem possuir diversos microrganismos que fazem mal à saúde” frisa.

Para se prevenir dessas indisposições, a coordenadora dá sugestões para aproveitar a festa com saúde. “Nos dias de carnaval, os foliões tem um aumento do gasto energético, por isso, é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais, entre outros; de preferência integrais, dando maior sensação de saciedade, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias”, conclui Ilana.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *