Natural de Montes Claros, Cilene Aparecida Pereira Nunes, cursou na Funorte a graduação em Nutrição. Apaixonada pela profissão, ela conta que escolheu o curso por prazer em cuidar da saúde das pessoas. “A alimentação é vital para a saúde física e mental dos seres humanos”, diz. Na entrevista a seguir, a especialista fala sobre os desafios da profissão.

Quais suas áreas de atuação como nutricionista?

Atuo em uma clínica onde elaboro dietas para pacientes  saudáveis e também para  pacientes com patologias associadas à alimentação, como portadores de hipertensão, diabetes e colesterol alto. Alem disso, trabalho em uma academia, onde faço nutrição clínica e esportiva respectivamente, lá contribuo com elaboração de dietas saudáveis para o ganho de massa magra e também acompanho atletas.

O que faz uma nutricionista?

Uma nutricionista se faz por prazer em ajudar a vida das pessoas no que tange ao seu estado físico e mental, em sua autoestima e qualidade de vida.

Comente sobre a necessidade do nutricionista na vida das pessoas

O nutricionista exerce um papel fundamental tanto na saúde a curto e longo prazo, uma alimentação saudável e adequada é de suma importância na qualidade de vida diária.

Quais os possíveis mercados de atuação de um nutricionista?

Um nutricionista pode atuar na área da Alimentação Coletiva, alguns exemplos são Unidade de Alimentação E Nutrição (UAN), escolas e creches, restaurantes, supermercados, indústrias alimentícias. Na área clínica, em hospitais, ambulatórios, consultórios, spas, lactários e bancos de leite humanos. Na área esportiva, como academias, lojas especializadas em suplementos esportivos. Por último, mas não menos importante, a área docente, atuando como professores, coordenação de curso, supervisão de estágio e afins.

Algum desses mercados tem se mostrado mais crescente na atualidade?

A área esportiva tem nos últimos tempos se expandido consideravelmente, nos últimos tempos as pessoas têm se preocupado com sua saúde, aparência e bem-estar. De encontro a isso um acompanhamento nutricional tem grande importância em conjunto a atividade físicas regulares.

Quais são aspectos importantes para valorização do profissional?

Todas as profissões precisam de amparo para o melhor desenvolvimento do trabalho, existem algumas leis que protegem e incentivam a área da nutrição, alguns exemplos são a Lei 8.234, publicada em 17 de setembro de 1991, que regulamenta a profissão do nutricionista, e a Lei 15072/2004 que se dispõe sobre a promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas públicas e privadas no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. Os órgãos que regulamentam e fiscalizam a atividade do nutricionista são o CFN e CRN.

Quais cuidados podem ser praticados no cotidiano?

Cuidados com a higiene e alimentação mesmo que pequenos são diferenciais para a saúde, como lavar as mãos constantemente, tomar no mínimo 2 litros de água ao dia, dar preferência a alimentos naturais e integrais.

Deixe uma mensagem de incentivo para futuros graduandos

Tenham sempre amor e afinco ao curso e a futura profissão, isso é o essencial para manter o ânimo e atingir os sonhos e metas desejados, o sucesso profissional virá para aqueles que têm força de vontade e prazer pelo o que se faz.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *