A Nutrição ganha destaque como importante instrumento terapêutico na prática clínica, em que a reabilitação e manutenção do estado nutricional do paciente são imprescindíveis para a sua recuperação. Dessa forma, o conhecimento do metabolismo humano tem avançado e atingido a todas as áreas das ciências da saúde, tornando possível que diversos profissionais conheçam e contribuam com esse processo multiprofissional.

A coordenadora da Pós-graduação em Nutrição e Metabolismo na Prática Clínica e Desportiva, Ana Cristina Monteiro Prates, que frisou a importância da profissão e do profissional se especializar, ressalta, também, como funciona a pós-graduação. “Estamos na V turma da Pós Graduação de Nutrição e Metabolismo na Prática Clínica e Desportiva. Foi iniciada em 2014, o que nos traz bastante alegria e satisfação, pois, o tema e conteúdo em questão refletem necessidades do mercado atual. São 20 módulos com duração e um ano e meio, aulas presenciais aos sábados uma vez ao mês. Os conteúdos de aula, Plano de Ensino e referências bibliográficas são encaminhadas com uma semana de antecedência para que o aluno estude e no momento presencial de aula, esta, seja participativa e colaborativa”, destacou a coordenadora.

Ana Cristina é formada em Nutrição pela Federal de Ouro Preto, com Mestrado na Federal de Pernambuco e especialização em Geriatria e Gerontologia, além disso, traz em sua história as mais variadas experiências, desde atendimento em clínica e ambulatório hospitalar, merenda escolar, consultorias em restaurantes até o desafio de empreender no ensino, como coordenadora dos cursos de Auxiliar de Nutrição e Dietética pela Escola Técnica da Unimontes, coordenadora dos cursos de graduação em Nutrição na Fasi e Funorte durante 12 anos, idealizadora e coordenadora do curso de Gastronomia e, atualmente, coordenadora da Pós Graduação em nutrição e metabolismo na prática clínica e desportiva e supervisora de estágio da nutrição social I na ILPI São Vicente de Paula na cidade de Montes Claros/MG.

Referente à pós, ela ressalta, ainda, a necessidade do profissional se atualizar. “Atualização nos conteúdos mais atuais do mercado de trabalho do profissional da saúde. A nutrição é uma das áreas de atuação no campo da saúde que mais sofre alterações com as tendências do mercado, visto que mexer com a alimentação das pessoas é praticamente semelhante a mexer com a boa forma e a saúde de cada pessoa. Por ser muito influenciada pelas tendências de formas físicas e hábitos alimentares, regularmente a nutrição muda sua abordagem, apresentando várias linhas de atuação para os profissionais que trabalham nessa área”, frisou.

Além de atender a amplo mercado, a pós tem diferenciais como uma equipe de colaboradores bem estruturada. Segundo a coordenadora, “a pós-graduação possui excelente equipe de colaboradores e extrema competência profissional. Por acontecer os encontros presenciais em 10 horas, a tempo para troca de conhecimentos e informações. Além de ser a única em Montes Claros e região, capacitando profissionais nutricionistas e de outras áreas da saúde”, destaca Ana Cristina.

Mais informações sobre a pós-graduação em Nutrição e Metabolismo na Prática Clínica e Desportiva

Objetivo Geral: Proporcionar formação profissional diferenciada acerca da Nutrição Clinica e Esportiva com base em conhecimentos avançados e cientificamente comprovados sobre o assunto.

Público alvo: Profissional da área de saúde relacionada à prática clinica ambulatorial e hospitalar, que atuem em empresas públicas e privadas, organizações ou profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos na área de nutrição clinica.

Periodicidade:  aulas mensais

As aulas serão realizadas às Sextas Feiras das 19:00 h às 22:00 h e sábados das 08:00 às 18:00 horas, respeitando o intervalo de 01 hora para almoço.

Carga horária: 360 horas

Contato: e-mail: posgraduaçãofunortefasi@funorte.edu.br