O Núcleo de Prática Jurídica da Funorte (NPJF) proporciona que os alunos vivenciem atividades jurídicas, tanto simuladas quanto reais, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. Para isso, os acadêmicos participam de ações, sob a orientação de professores e prestam assistência gratuita à comunidade carente de recursos financeiros.

Com este intuito, o NPJF participou, no dia 20 de novembro, do I Mutirão Social e Saúde, um projeto do Lions Clube de Montes Claros, realizado na Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro.

Jane Viviane da Silva, que coordena o Núcleo, ressaltou a importância destas atividades durante os eventos. “A participação nos eventos é extremamente valiosa, pois possibilita o conhecimento da realidade social, das desigualdades, discriminações e conflitos e, sobretudo, da necessidade do compromisso social do operador de Direito”, aborda a docente.

Ela cita, ainda, que estas práticas permitem que os estudantes apliquem, na prática, o conhecimento teórico adquirido. “Os acadêmicos aprendem a aplicar adequadamente as normas jurídicas, de acordo com os fatos narrados, a conduzir uma entrevista e extrair do assistido informações essenciais, inspirando maior confiança e segurança no futuro profissional”, conclui Jane.

Greiciely Rodrigues