As Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte realizou através do Núcleo de Pós-Graduação, aula inaugural do curso de MBA em Recursos Humanos, no dia 08 de outubro, no Campus São Norberto. A programação contou com a palestra “Como gerir equipes de alto rendimento”, ministrada pelo técnico de voleibol, Talmo de Oliveira.

De forma descontraída, Talmo conduziu o tema que, segundo ele, mostra a essência de cada ser, já que liderar é uma maneira de ensinar e ao mesmo tempo aprender.

Ele explicou que para se alcançar a liderança é preciso manter alguns princípios básicos, que irão melhorar a qualidade e desempenho do grupo, tais como adaptação, força, especificidade, variabilidade, entre outros. Além de valores como criatividade, determinação, liderança, autonomia, disciplina, motivação, harmonia e superação.

O palestrante abordou ainda, que se deve buscar conhecimento constantemente, não só em livros, mas em experiências de outras pessoas. “Às vezes, nós imaginamos que o conhecimento deve ser buscado somente nos livros, mas os exemplos de algumas pessoas, as experiências, também podem ajudar a solucionar problemas dentro da nossa casa, da nossa empresa, do nosso trabalho, dentro da equipe de trabalho, então é preciso esta busca para termos o melhor, para que possamos doar o nosso melhor, crescer e repassar tudo que aprendemos, aonde quer que estejamos”, conjectura Talmo.

O coordenador dos cursos de MBA em Gestão de Negócios e Marketing e MBA em Recursos Humanos, coordenador do setor de Comercial da Pós-Graduação Funorte, André Mori, ressaltou a importância de falar sobre liderança e incentivar as pessoas a enxergarem seu potencial. “O grande diferencial de uma pessoa é saber verificar em si e no outro um potencial, e motivar para que ele seja atingido, para que consiga, inclusive, atingir seus objetivos”, citou André.

André destacou ainda que, hoje, um grande problema das empresas é encontrar líderes e pessoas aptas a gerir equipes e, por isso, é necessário discutir este tema. “É preciso buscar e mapear pessoas que tenham condições de liderar, ser liderada e alcançar objetivos”.

Francisco Antônio Gomes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Ele conta que abordar este tema é uma boa oportunidade para incentivar as pessoas a se prepararem para liderar. “Eu achei a palestra espetacular; eu sou produtor rural e lido com outras pessoas e todos estes ensinamentos são fundamentais para que tenhamos sucesso e um melhor desempenho nas nossas atividades”, diz o agrônomo.

Greiciely Rodrigues

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *