Parcerias:

(38) 2101-9494
(38) 98407-1291

Webinário de Neonatologia discute sobre prematuros


O Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, em parceria com o Centro Universitário Funorte e Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI- realizou no dia 25  de novembro o Webinário de Neonatologia, para debater sobre Assistência Ventilatória no Prematuro. O evento foi organizado com propósito de aprimorar  o conhecimento e  discutir sobre a experiência dos profissionais acerca da assistência ventilatória nos  neonatos, em especial os prematuros. 

 

Em média, no Brasil, nascem cerca de três milhões de bebês por ano. O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. Dados apresentados pela diretora assistencial do HC, Juliana Paulino, revelam que a prematuridade é uma das principais causas de óbito infantil no país.

  

Diante dessa análise, os profissionais da área da saúde expuseram informações e fatos cotidianos. O evento foi conduzido por Juliana e pela coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Neonatal e adulto Funorte, Ana Laura Fonseca Leite. A temática foi inicialmente abordada pela fisioterapeuta Dra. Silvana Alves Pereira que discorreu quanto à oxigenoterapia no prematuro. A profissional comentou sobre o uso do oxigênio em recém-nascido, os efeitos deletérios do oxigênio, práticas para minimizar as flutuações na oxigenação entre outros assuntos. 

Ana Laura chama a atenção  quanto aos bebês com nascimento precoce: “dentre muitas características de um recém nascido prematuro, uma que chama muita atenção, é a intensa vontade de viver.”

Em prosseguimento aos acontecimentos, Dr. Guilherme Sant Anna, médico neonatologista que reside no Canadá e ativamente envolvido na educação, organização de congressos e reuniões internacionais, explanou sobre CPAP em neonatologia. Logo após, o Dr. Maurício Marcelo Costa, médico neonatologista, retratou a ventilação protetora pulmonar no prematuro. 

Os profissionais responderam perguntas realizadas pelos internautas no final da live, deixando o evento bem interativo e dinâmico. A live encontra-se disponível na plataforma do youtube no canal Funorte Oficial. 


Publicada em: 01/12/2020
139 Visualizações
Tags: