Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Setor de RH promove Campanha de Valorização de Funcionários em parceria com acadêmicos de Psicologia

Projeto conta com a parceria dos acadêmicos do curso de Psicologia, no encerramento das práticas de estágio realizadas no RH da instituição

A pandemia da Covid-19 causou muitos impactos na rotina de todas as pessoas. Na Funorte, as transformações também aconteceram e a adaptação foi a palavra-chave para enfrentar este período. Alunos, professores e colaboradores tiveram que transformar suas casas em sala de aula e escritório e as atividades remotas passaram então a ser a nova realidade.

Durante este tempo, a instituição não parou. Muito pelo contrário, este período foi essencial para o avanço tecnológico da faculdade em todos os segmentos. A equipe de docentes e técnico-administrativa superou obstáculos, mostrando-se disposta, confiante e proativa. E para valorizar os esforços dos colaboradores que tiveram de superar dificuldades encontradas neste período, o setor de Recursos Humanos em parceria com os acadêmicos dos 7º, 8º e 9º períodos do curso de Psicologia realizou a Campanha de Valorização dos Funcionários, no encerramento da disciplina de práticas de estágio.

O projeto foi idealizado e coordenado pelas psicólogas, preceptoras de estágio, Danielle Pinho e Cyntia Sobrinho, que também é coordenadora do RH da instituição. Elas acompanharam os acadêmicos no Estágio em Análise Institucional, em que foi realizada uma Pesquisa de Clima Organizacional com todos os colaboradores das unidades de Montes Claros, com o objetivo de entender como encontram-se as relações dos indivíduos no trabalho e o estado emocional dos mesmos em relação ao trabalho em tempos de Pandemia. A pesquisa foi enviada aos colaboradores via e-mail institucional.

Danielle Pinho comenta como foram realizadas as atividades durante este período, haja vista que boa parte dos funcionários cumpriam a jornada de trabalho em home office e os estudantes assistiam às aulas de forma remota. “As atividades foram realizadas, em sua maioria, de forma remota, afim de preservar tanto os colaboradores quanto os acadêmicos em questão. Desta forma, a maioria dos encontros de supervisão aconteceram via Google Meet e a comunicação dos acadêmicos com os colaboradores foi, exclusivamente, via WhatsApp, telefone e E-mail”.

Cyntia Sobrinho fala sobre as contribuições da avaliação para a instituição. “Os resultados desta pesquisa nos forneceram uma avaliação básica dos pontos fortes e fracos do clima da empresa, além de oferecer subsídios para possíveis intervenções futuras que contribuam para o bem- estar organizacional. Foi possível perceber, através da pesquisa, que neste período de difícil adaptação que estamos vivenciando, as pessoas querem sentir-se valorizadas. Por isso, organizamos a Campanha de Valorização do Funcionário cuja finalidade é prestar uma singela homenagem aos colaboradores através de postagens nas redes sociais oficiais da Instituição apresentando o colaborador no seu local de trabalho demonstrando o quão importante ele é para o crescimento e desenvolvimento desta organização”.

Danielle ainda afirma que: “com certeza não somos mais os mesmos após este processo de isolamento. E esta mudança se refere não só aos colaboradores quanto também à empresa. O primeiro passo na mudança de postura já foi dado que é o reconhecimento deste colaborador como grande responsável pelo sucesso e desenvolvimento da instituição. A partir daí, muitas ações serão propostas com a finalidade de estimular o contínuo desenvolvimento das pessoas e da organização. Afinal, conforme afirma Dutra, 2009: O desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e ser desenvolvida por pessoas”.

RH é o coração da empresa

Acadêmica do 8º período do curso de Psicologia, Taciane Gracielle Alves, comenta sobre sua experiência no estágio. “Foi ótimo. Teve uma importância muito grande, pois o RH em uma empresa é o coração, é onde tudo acontece dentro da instituição. Para quem deseja trabalhar na área organizacional é de grande valia esse conhecimento e certificado, para enriquecimento no currículo”.

A estudante compartilha também sua satisfação com a realização do estágio. “As atividades que foram passadas foram maravilhosas! Eu já trabalhava com RH, só me fizeram crescer e ter mais segurança nas minhas atividades. Esse contato que tivemos com os colaboradores foi muito bom, tivemos boas aceitações e deu para perceber o quanto o RH está comprometido em mudar algumas demandas para melhor vivência. Além disso, através das ações realizadas, é notório que a organização empenha-se para valorizar os colaboradores pois precisa de cada um. O projeto foi uma forma de mostrar como eles são especiais”.

Taciane fala também sobre as dificuldades encontradas ao longo do período. “Tivemos que nos adaptar e as supervisoras foram muito atenciosas fazendo com que esse estágio fosse realizado dentro do cronograma e carga horária, sem deixar ninguém de fora, até mesmo as pessoas que tiveram problemas com o sistema ou internet. Eu particularmente, gostei muito, só tenho que agradecer, foi uma época difícil para todos, até para as supervisoras, superamos e vencemos os desafios”, conclui.

A Campanha já está em fase final e em breve os funcionários, que responderam à pesquisa, receberão as homenagens através das redes sociais da instituição.

Publicada em: 07/10/2020
Tags: