Núcleo de Práticas Jurídicas realiza palestra em escola estadual

Na manhã desta terça-feira, 10, acadêmicos do curso de Direito ministraram palestra sobre: “Responsabilidades cíveis e criminais contra o patrimônio e mídias sociais” para os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Eloy Pereira. A palestra faz parte do projeto” Direito e Cidadania ao Alcance de Todos”, realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Funorte.

Katia Gusmão, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, afirma que: “através da solicitação da supervisão da escola, sugerimos um tema que abordasse responsabilidades cíveis e criminais relacionado ao patrimônio e as mídia sociais em relação ao bullying, postagem indevidas em demanda da idade e em função a depredação ao patrimônio da escola, então a finalidade é conscientizar os alunos com a pegada jovem”, diz.

Segundo Eduardo Vinicius Soares Ferreira, acadêmico do 8º período do curso de Direito, o projeto tem como objetivo principal levar o Núcleo para a comunidade em geral e não ficar somente na instituição. “Sugerimos palestras e debates com tema importantes e ministramos com intuito de conscientização. Escolhemos, por vez, o tema: “crimes ao patrimônio público que enquadram nos códigos civis”, ressaltando a importância dessa informação ao jovem e também falar dos direitos dos estudantes”, declara Eduardo.

A professora orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Carolina Nascimento, relata sobre a origem do projeto: “Já tínhamos esse projeto junto a OAB, no qual um grupo de advogados já levavam às escolas. Então, notando sua importância resolvemos trazer novamente, mas com outro foco, que buscamos alcançar também as comunidades carentes com informações pertinentes a cada ambiente”, explica a professora.

Para a aluna do 3º ano do ensino médio da escola, Débora Evelin Oliveira, que pretende cursar Direito, a palestra foi incrível. “Eu adorei muito! Meus colegas me disseram que levo jeito para o curso porque gosto muito de estudar e saber o porquê das coisas, de história e afins. Saí daqui hoje mais inspirada em seguir a carreira que quero”, conclui Débora.

Publicada em: 10/09/2019
Tags: