Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Hospital das Clínicas sedia capacitação para fisioterapeutas


  

Nos dias 24 e 25 de julho, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4 região- CREFITO 4 realizou no Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, capacitação sobre “Manejo da função pulmonar em pacientes com Covid-19”. O treinamento foi ministrado pela fisioterapeuta intensivista Juliana Carvalho Reis e teve como objetivo capacitar os profissionais para atuarem nas Unidades de Terapia Intensiva, em especial para cuidados dos pacientes positivos para o coronavírus. O evento foi gratuito e beneficiou profissionais de Montes Claros e do norte de Minas.

Durante os dois dias, foram abordados os seguintes tópicos: utilização dos equipamentos de proteção individual, impactos da Covid-19 na mecânica pulmonar, bases da ventilação mecânica (princípios, modos, variáveis e parâmetros), além de atividades práticas. Todas as atividades realizadas foram feitas seguindo as regras e cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, com pequenos grupos de alunos, evitando aglomeração.

Juliana Reis é Membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do CREFITO-4. A profissional comenta sobre a importância da realização da capacitação. “Assim que o paciente infectado com o coronavírus dá entrada na UTI, o fisioterapeuta inicia o tratamento fazendo a avaliação da condição ventilatória dele e em seguida são realizados os procedimentos de suporte. Essa avaliação se faz necessária para que nós, fisioterapeutas, em conjunto com a equipe médica, possamos de forma multidisciplinar, indicar qual o momento adequado para intervenção com o ventilador mecânico. Durante a capacitação, discutimos também sobre os parâmetros usados por nós para fazer a admissão do paciente, considerando as especificidades de cada um, além dos estímulos para que ele possa ter condições de voltar a respirar sozinho e evoluir para a cura”. 

A fisioterapeuta diz que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, a pandemia de Covid-19 abriu muitas portas para a classe. “Tudo isso que vem sendo feito nas Unidades de Terapia Intensiva com pacientes com Covid-19, já fazia parte da rotina dos fisioterapeutas, mas só agora vem ganhando visibilidade mundial. A população está reconhecendo a importância desse profissional, enxergando o quanto nós também somos responsáveis por salvar vidas e, acredito que, após esse momento, nós teremos mais reconhecimento em nossa profissão”. 

A diretora assistencial do Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, Juliana Paulino, discorre sobre a relevância da capacitação. “Os fisioterapeutas do corpo clínico do HCMR participaram da capacitação promovida pelo CREFITO-4. Hospital das Clínicas apoiou e contribuiu para que este importante evento acontecesse. Parabéns pela iniciativa, treinamentos neste momento de pandemia são de suma importância".

Mariele Loiana Pereira é fisioterapeuta e participou da capacitação. Ela elogia a iniciativa do evento. “Foi um momento de muita troca de experiência, muito aprendizado, informações novas para absorver e desenvolver no manejo de nossos próximos pacientes". 

Ela conclui afirmando que “não adianta ter máquinas e equipamentos muito bons, se não tivermos profissionais fisioterapeutas capacitados e qualificados para manuseá-los e trabalhar com os pacientes”.

 

 


Publicada em: 27/07/2020
64 Visualizações
Tags: