Funorte resgata a história de Montes Claros no Desfile de 7 de Setembro

O tradicional desfile cívico-militar, reuniu no último sábado, 07 de setembro, um público de dez mil pessoas na avenida Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros. A data especial é em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil. Todo o país parou para manifestar o orgulho em ser brasileiro e chamar a atenção da sociedade como um todo, para as lutas vencidas e também fortalecer a união entre os povos de uma nação.

Em Montes Claros não foi diferente e o desfile que teve como tema: “Moc é o lugar”, contou com a participação de 40 instituições. Entre elas estava o grupo Funorte, que investiu na data para homenagear a cidade e toda sua história, explicitando sua contribuição para o desenvolvimento da mesma durante esses mais de 20 anos de história no mercado educacional.

O colégio Ímpar integra a rede educacional Funorte e teve como lema “Colégio Ímpar Escola de Criança é o lugar de Cultura”, já o colégio Indyu, lembrou que Montes Claros “É o lugar da Arte, da tradicional festival de quadrilhas e dos catopês”. Ambos trouxeram para a avenida seus alunos e servidores caracterizados em homenagem aos Catopês, Marujos, Caboclinhos, Grupo Banzé, Grupo Zabelê, Grupo Fitas, Grupo Saruê e a famosa Boneca de Leonel.

As Atléticas da instituição homenagearam os times esportivos que marcaram época e também os que ainda trazem alegrias em forma de títulos para a cidade. Houve homenagem à Raquel Muniz, a primeira mulher a representar o Norte de Minas na Câmara Federal e aos grandes artistas e outras personalidades que fazem parte da história desta cidade, levando seu nome e boa fama de “terra da arte e da cultura” aos quatro cantos do mundo. E por fim, o que de fato levou o público presente a sorrir muito, foram os bonecos representando o casal fundador da instituição, Raquel e Ruy Muniz.

A instituição em seu desfile lembrou que, “Montes Claros é o lugar do desenvolvimento econômico e de grandes indústrias”, e somando numa bela parceria presentearam a cidade e seus bairros, parques e praças com o replantio de mudas que num futuro bem próximo, serão grandes árvores frutíferas e sombrosas. Cartazes espalhados faziam referência às muitas fundações, asilos e casas de apoio existentes pela cidade contribuindo com seu desenvolvimento social.

O pelotão do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, fez menção aos outros cinco hospitais existentes na cidade e destacou que “Montes Claros é o pólo da saúde”, atendendo não só a população da região mineira como também o Sul da Bahia. Também foram lembradas, muitas outras instituições de ensino existentes em Montes Claros e citou os imigrantes recebidos por esta capital regional como os colombianos, argentinos e venezuelanos.

E para encerrar sua participação neste dia da Independência, o grupo educacional fez menção com homenagens aos 16 anos do jornal O Norte e todos os profissionais da imprensa.

Isabel Lopo  - Jornalista/Estagiária

Publicada em: 11/09/2019