Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Funorte realiza Webinário Meeting Fisio Evidence Internacional


  

A coordenação do curso de Fisioterapia da Funorte, em parceria com as ligas acadêmicas Lafito, Lafiti, Lafin e com a atlética do curso, promoveu, nos dias 08 e 09 de junho, o Webinário Meeting Fisio Internacional. O evento on-line foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Funorte (Funorte Oficial). A abertura do Webinário foi marcada pela presença da coordenadora do curso de Fisioterapia, Luciane Rosário, e pelo diretor do campus Amazonas, Cristiano Dias Júnior.

A mediação das palestras da noite do dia 08 foi realizada pela professora Ana Laura Fonseca e pela estudante Vanessa Luana Miranda, vice-presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva. O início da programação ocorreu com a participação do Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4 região (CREFITO-4), Anderson Luís Coelho, que abordou o tema “Teleconsulta e telemonitoramento: regulamentação e critérios”.  Em seguida, o fisioterapeuta Daniel da Cunha Ribeiro discutiu sobre “A importância da Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva”, em que foi discutida a atuação do profissional nas UTIS, que ganharam maior visibilidade com a pandemia do coronavírus. A última palestra da noite foi ministrada por Kaanda Gontijo, fisioterapeuta mineira que falou sobre “Autocontrole: uma ação posturável”, diretamente da Califórnia.

Em entrevista, Kaanda comenta sobre como ficou satisfeita em participar do Webinário e parabeniza a Funorte e o curso de Fisioterapia pela realização do evento. “A sensação de fazer parte de um evento histórico na graduação em Fisioterapia na Funorte é de enorme gratidão! Ainda mais por ter tido, pela primeira vez na vida, a oportunidade de palestrar para o estado Brasileiro onde eu nasci, a convite de um primo, Bruno Henrique de Souza Fonseca, Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional, que vi nascer e que hoje vejo crescer a passos largos dentro da Fisioterapia, a mesma profissão que tem meu coração!”.

A convidada também discorre sobre como sua abordagem pôde contribuir na vida dos ouvintes da palestra. “O tema foi “Autoencontro: uma ação Posturável”. Eu diria que essa palestra pode ter contribuído mais para a formação dos seres humanos por trás dos acadêmicos do que para a formação profissional em si! Pelo menos foi essa a intenção e o desejo por trás da minha fala! Acredito que, sem um verdadeiro autoencontro, acompanhado de muito autoconhecimento, autoamor e autoaceitação, nos tornamos seres frágeis, quebradiços, desalinhados com nossos propósitos de vida e, consequentemente, seres que sofrem de dores internas e externas”.  

Ela completa dizendo que “olhar para dentro é o convite que o mundo está nos fazendo diante dessa quarentena e de todos os protestos que vêm surgindo. O medo de olhar internamente e ver o que não quer ver é inerente à humanidade, porém, através de experiências reestruturantes posturais, o corpo é capaz de ressignificar na mente o que é SER quem se é de verdade - aceitando e acolhendo qualidades e defeitos e encarando virtudes e problemas de forma consciente e com inteligência corporal, emocional e espiritual. Esse mesmo mundo que nos convida a repensar quem somos e o que estamos fazendo precisa de seres alinhados, comprometidos com o melhoramento do nosso planeta em todas as esferas e áreas de atuação profissional. Só somos capazes de dar o que temos. Se nos estruturamos em primeiro lugar, nos capacitamos a estruturar tudo e todos ao nosso redor”, finaliza.

No dia 09, a continuação do evento reuniu outros grandes nomes da Fisioterapia. O primeiro deles foi Simon Cavalcante, que ministrou palestra sobre o tema “Novos conceitos na reabilitação das lesões musculares”. Logo após, foi realizada uma mesa de discussão virtual, mediada pelo professor Rafael Freire, pela fisioterapeuta egressa da Funorte, Priscylla Ruany Mendes e pela acadêmica e presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato Ortopédica, Alicia Corrêa. Os convidados da mesa foram os fisioterapeutas Kaanda Gontijo, Simon Cavalcante e o professor e preceptor de estágios da Funorte, Vinicius Abreu.

Universitária do 9º período do curso de Fisioterapia e vice-presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva, Vanessa Luana Miranda, comenta sobre a importância de realizar o Webinário. “Um evento como esse, com renome e certificação internacional, participação de exímios profissionais de todo país e exterior, com assuntos atuais e relevantes, propiciado pelos próprios acadêmicos através das ligas estudantis e coordenação, contribui expressivamente para formação do aluno, tanto para somatória curricular, diferencial no mercado de trabalho, como principalmente no que se refere ao conhecimento adquirido, que perdurará por toda caminhada profissional. Além disso, é também uma forma de incentivo aos acadêmicos para a realização e participação de outros eventos.”.

Vanessa também afirma: “A impossibilidade de produzir um evento físico não foi empecilho para a instituição. A partir da experiência do distanciamento social, percebemos as diversas possibilidades que existem diante de nós. A participação dos profissionais de diversos estados do Brasil e até mesmo de fora do Brasil é, em tese, a prova de que eventos on-line facilitam essa interação e permitem que grandes nomes estejam presentes. E isso é muito importante para o incentivo dos docentes e discentes, bem como para a manutenção dos interesses acadêmicos”.

O encerramento do Webinário Meeting Fisio Internacional foi marcado pela palestra “Manifestações neurológicas em pacientes com Covid-19”, lecionada pelo fisioterapeuta Paulo Melo. Logo após a palestra, Paulo participou da mesa de discussão mediada pelas professoras Débora Janine e Alice Abreu e pelo estudante Bruno Henrique Fonseca, presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional.

As lives dos dois dias do Webinário Meeting Fisio Internacional estão disponíveis no canal Funorte Oficial do YouTube.

 

 

 


Publicada em: 10/06/2020
90 Visualizações
Tags: