Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Funorte realiza Webinar Covid-19: Desafios, Perspectivas e Oportunidades pós pandemia


  

 

A Funorte, em pareceria com a Fasi, o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira e outras instituições do grupo Soebras realizaram, entre os dias 16 e 18 de junho, o Webinar Covid-19: Desafios, Perspectivas e Oportunidades pós- pandemia. O evento on-line transmitido pelo canal Funorte Oficial no YouTube reuniu profissionais da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia, Agronegócio e Agropecuária para discutir temas relacionados às respectivas áreas durante e após o cenário pandêmico.

A abertura do Webinar contou com a participação das coordenadoras do curso de Enfermagem, Leila Siqueira e Danyela Leão, das coordenadoras do curso de Psicologia, Laura Lílian e Carla Mendes, e da diretora assistencial do HCMR, Juliana Paulino. O evento contemplou acadêmicos da Enfermagem e da Psicologia, por meio de palestras e discussões com renomados profissionais do País. Participaram da live a enfermeira Renata Patrícia, a psicóloga clínica Hellen Vale, a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Promove – BH, a enfermeira Judith Aparecida, a coordenadora do curso de Enfermagem da Uni Sant’Anna e o enfermeiro Oswaldo Célio.

Ana Paula Nascimento, gestora do Campus Fasi e enfermeira por formação, comenta que, para realização do evento, “foram elencados assuntos pertinentes à Covid-19, seus desafios e perspectivas, já que toda uma sociedade teve que se reinventar. A abordagem tratou desde o cuidado, a precaução com a doença até as consequências desta em diversos âmbitos”.

Ainda de acordo com Ana Paula, “o objetivo do Webinar é integrar conhecimento, quebrar paradigmas e frustração, demonstrar que é preciso enfrentar a situação e buscar novas formas de viver. Além de agregar aos acadêmicos conhecimento científico e experiências de profissionais a diversas unidades do grupo Soebras, a proposta é de criar um intercâmbio de conhecimentos, com diversidade nas áreas e integração das escolas da rede”.

Além do curso de Enfermagem, os cursos de Farmácia e Fisioterapia também foram agraciados no segundo dia do Webinar. Os coordenadores do curso de Farmácia, Cléia Prado e Jaime Rocha, e a coordenadora do curso de Fisioterapia, Luciane Rosário, fizeram a mediação das palestras que aconteceram na quarta-feira, 17. Dentre os destaques da noite, estavam: Ana Laura Fonseca, fisioterapeuta e coordenadora da Pós-Graduação em Terapia Intensiva Neonatal e Adulto da Funorte, a professora do curso de Fisioterapia da Funorte, Sônia Verônica, o coordenador do curso de Fisioterapia do Centro Universitário ICESP, Arley Teymeny, as enfermeiras Laura Alves e Elízia Esther. Também participaram da live o fisioterapeuta Ênio Thalles Batista e a farmacêutica Elane Priscila Maciel.

O fisioterapeuta Ênio Thalles Batista ministrou palestra sobre “Ozonioterapia”, no segundo dia do Webinar. Ele fala sobre a importância do evento para a formação acadêmica dos estudantes e como sua abordagem é pertinente diante de um cenário em que uma nova doença é discutida em todo o mundo. “A intenção foi instigar profissionais e estudantes de várias áreas da saúde a pensar um pouco fora da caixa. Às vezes, ficamos presos ao que nos é colocado pelas mídias e deixamos passar informações importantes. Assim, vejo a Ozonioterapia como uma técnica com embasamento científico suficiente para comprovar sua eficácia em inúmeros tratamentos e afecções nas mais variadas áreas da saúde. Chamo a atenção para a ação da Ozonioterapia na Covid-19, em que já existe pesquisa científica demonstrando eficácia e baixo custo. É importante ressaltar que é essencial que os profissionais da saúde brasileiros tenham como exemplo os demais países e se empenhem no estudo da Ozonioterapia, para que também possamos ser pioneiros”, frisa.

O profissional completa elogiando a Funorte e as instituições parceiras pela promoção do Webinar. “Fiquei muito honrado em participar desta experiência que ficará para a história da instituição diante do cenário vivenciado. Participar de um evento com o pioneirismo que é comum à Funorte deu-me a certeza de que há muitas inovações pela frente que deverão estar cada vez mais presentes no cotidiano dos educadores”.

Ele conclui dizendo: “não posso deixar de relatar a falta que faz o contato, a aproximação e o calor humano quando em momentos presenciais, mas é perceptível que, mesmo à distância, sentimos este carinho nos esforços para a continuidade dos processos evolutivos da educação. A abrangência e a inovação do evento vieram reforçar em mim a necessidade de estarmos abertos ao que é novo! ”

Acadêmico do 9º período do curso de Fisioterapia da Funorte, Bruno Henrique de Souza discorre sobre a contribuição das palestras para sua formação universitária e profissional. “Eventos como este, diante da situação que estamos vivendo, são importantíssimos, uma vez que contribuem para nós, acadêmicos, crescermos exponencialmente - tanto como profissionais, quanto no âmbito pessoal. O evento me possibilitou ter um olhar ainda mais humano para os pacientes, possibilitou aprendizados de técnicas ou até mesmo de como abordar o paciente de uma maneira em que ele sentirá acolhido perante a situação pela qual, infelizmente, estamos passando. Pequenos gestos e mudanças serão o ponto chave desse “novo mundo”.”.

O estudante afirma que a inciativa da instituição com a realização do Webinar é “Genial! A maneira como a Funorte está agindo é importantíssima em diversos aspectos. Primeiramente, é importante, pois mostra que ela está interessada em manter os alunos próximos de si, trazendo métodos dinâmicos e interessantes. Outro ponto que pude observar é que dá um contato maior ao acadêmico, principalmente o que está para concluir o curso, com profissionais renomados de diversas áreas e isso pode servir como motivação para ser um profissional melhor e aprimorar conhecimentos galgando o seu lugar no espaço”, ressalta.

Bruno conclui fazendo elogios à qualidade das lives e dos profissionais convidados. “Fiquei surpreso com a qualidade apresentada, não que eu estivesse esperando algo de ruim, claro, mas tudo o que é novo e já é muito bom nos causa essa sensação. Ótimos profissionais e palestras ímpares me transportaram para lugares que nem presencialmente eu consegui divagar. Sobre as transmissões, todas impecáveis, tanto transições entre palestras ou até mesmo nas fotos e vídeos passados durante os intervalos, a gente percebe o zelo e a importância dada peça instituição aos alunos! Foi uma experiência sensacional!”.

Para Juliana Paulino, diretora assistencial do Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, “a busca contínua pela informação, a atualização do conhecimento, dos dados estatísticos, dos tratamentos propostos e a troca de experiências são de suma importância para o enfrentamento à pandemia de Covid-19”.

De acordo com Juliana, os colaboradores do HCMR participaram do evento, puderam adquirir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados. Ela diz que “O Webinar foi um sucesso, alcançou seu objetivo e possibilitou o crescimento profissional a todos os participantes”, encerra.

A finalização do Webinar foi marcada pela presença dos coordenadores do curso de Medicina Veterinária, Daniel Ananias e Raul Dornas e do professor Lucas Mendes. Na oportunidade, os médicos veterinários Bidiah Mariano e Luiz Gustavo Florêncio e os engenheiros agrônomos Marcelo da Silva e Warley Marcos Nascimento lecionaram palestras para os acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária, Agronomia e Agropecuária.

Gastronomia, Inovação e Tradição também fizeram parte da programação

Além das palestras, o encerramento do evento também foi marcado pela premiação do concurso Chef Show, promovido pelo curso de Gastronomia. Magnum Martins, egresso do curso, foi o vencedor do concurso, que visou usar a agricultura, a criatividade e a inovação, aliadas ao empreendedorismo. O “Kit Burguer”, como é chamado por Magnum, é feito com blend artesanal de carne bovina, pão de milho produzidos na região por microempreendedores do ramo de panificação e a pimenta de biquinho, vendida no Mercado Municipal de Montes Claros.

Confira todos os detalhes da premiação no canal Funorte Oficial do YouTube. As lives dos três dias do evento também já estão disponíveis.

 

 

Izabela Gonçalves 


Publicada em: 19/06/2020
78 Visualizações
Tags: