Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Funorte realiza Semana Temática do Curso de Educação Física


  

A Funorte promoveu entre os dias 27 de abril e 8 de maio a Semana Temática do Curso de Educação Física. O evento realizado por meio de transmissões ao vivo no canal do YouTube (Funorte Oficial), em parceria com a Funam, reuniu diversos profissionais das diferentes áreas de atuação na Educação Física.

 A estreia do evento on-line foi a live que aconteceu no dia 27 de abril, às 19h e o convidado especial foi o treinador do Goiás Esporte Clube, Ney Franco, que ministrou palestra sobre o tema “Futebol: da base ao alto rendimento”. No dia 28, o tema foi “Uma nova abordagem do treinamento fitness”, apresentado pelo preparador físico Lucas Lacorte. No dia 30, o preparador físico Gabriel Azzi abordou o tema “Preparação Física em Esportes Coletivos”. Na segunda semana de evento, no dia 04 de maio, Lácio César discutiu sobre “Gestão de Esporte e Academias: rompendo paradigmas”. Já no dia 05, o tema foi “Psicologia do Esporte e Saúde Mental do Atleta”, ministrado pelo educador físico Franco Noce. No dia 06, o tema foi “Personal Trainner e preparação para competição de estética corporal”, lecionado pela personal trainner, Mestra Samara Sezana. Dia 07, a abordagem foi “Tecnologias no Esporte: a análise de desempenho como diferencial no planejamento”, ministrada pelo analista de desempenho da Seleção Feminina de Futebol, Júlio César Resende. O encerramento da Semana Temática do Curso de Educação Física aconteceu na última sexta-feira, 08, em que o convidado especial Rogério Santana discutiu sobre ‘Seleção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte: da escola ao alto rendimento.”.

Em entrevista, o coordenador do curso de Educação Física da Funorte, professor Deividy Cedson Alves, explica como foi a idealização e o processo de organização do evento online. “Alguns professores já vinham lançando mão do recurso de convidar outros profissionais para trazer o conhecimento sob uma visão diferente para os nossos alunos. Diante disso, resolvemos nos unir e realizar esse evento para que o maior número possível de interessados tivesse acesso a essa nova abordagem. Queríamos um instrumento acessível aos nossos alunos e egressos, aumentando a interação e consequentemente a troca de informações e experiências. Os temas foram relacionados ao conteúdo que está sendo ministrado em sala de aula para os nossos acadêmicos e os palestrantes são nomes de destaque que atuam, ou atuaram, nas áreas abordadas pelos temas escolhidos.”.

Deividy fala também sobre o feedback recebido após concluída a Semana Temática do Curso de Educação Física: “Percebemos que o nosso objetivo foi alcançado. O público-alvo demonstrou grande satisfação, percebemos os alunos mais motivados e interessados durante as aulas, trazendo um novo ânimo neste momento de tantas dúvidas e dificuldades. O nosso curso busca, incansavelmente, a formação de profissionais questionadores, capazes de construir o saber por meio das informações de que dispõem. Incluir um acadêmico na mediação de um dos temas nos trouxe a confiança de estarmos trilhando o caminho certo, uma vez que este representante do nosso corpo discente atuou brilhantemente durante a sua participação.”

De acordo com o coordenador, as lives da Semana Temática do Curso de Educação Física foram apenas a porta de entrada para que mais eventos on-line possam acontecer de agora em diante. “Diante da satisfação de todos os envolvidos, estamos pensando em novos temas, novos nomes e uma estrutura de alcance ainda maior para dar continuidade a esse evento que trouxe resultados tão importantes para o nosso curso!”, afirma.

O preparador físico, Gabriel Azzi, fala sobre a importância de promover o evento. “Acho muito importante que, neste momento de isolamento devido à pandemia, os conteúdos e informações continuem chegando aos alunos das universidades de todo o país. Nesse caso, a Funorte se preparou muito bem, com uma estrutura on-line robusta, funcional e muito organizada.”. O profissional ainda completa dizendo que a experiência foi muito gratificante para ele. “Me sinto lisonjeado, primeiro por ter sido convidado e também por poder auxiliar neste momento difícil para alunos com conteúdos que vão além das aulas, em um evento preenchido com grandes profissionais de diversas áreas transmitindo seus conhecimentos via plataforma on-line. Além da interação com outros profissionais da área, que é muito importante, vejo que me preparar para organizar os materiais e planejar uma apresentação com as temáticas da minha área me fizeram ter algo muito produtivo para focar, pois estou em isolamento e muitas vezes nos sentimos improdutivos devido à situação. Então, para mim, foi muito válido e fiquei muito feliz com o resultado.”.

Lácio César, que também foi palestrante no evento, comenta sobre a iniciativa de realização do mesmo. “A Semana Temática do Curso de Educação Física foi uma iniciativa inédita entre as IES. Isso demonstra a seriedade da direção da Funorte e da Funam com a educação. Inovar para obter resultado. Planejar para poder respeitar a comunidade acadêmica com todas as ferramentas.”.

Estudante do 5 período do curso de Educação Física da Funorte, Samuel Teixeira Souto, além de ouvinte, participou da Semana Temática do Curso de Educação Física também como mediador junto ao coordenador Deividy Cedson. Ele discorre sobre como o evento foi importante para sua formação acadêmica e profissional. “Além de obter e aprimorar o conhecimento relacionado a diversos temas, pude estar presente representando os acadêmicos, o que, sem dúvidas, será um diferencial no futuro. Trazer profissionais de renome de áreas distintas abre um leque de opções, em que você sai da zona de conforto e como consequência agrega conhecimento. Esse foi um grande passo da instituição que acredito que caiu no gosto da comunidade acadêmica.”.

O universitário conclui afirmando que “as palestras ministradas por profissionais em sua respectiva área foram incríveis; é impressionante a dedicação e o conhecimento sobre cada assunto relacionado. O evento foi um sucesso; estaremos aguardando os próximos!”.

As lives de todos os dias de programação da Semana Temática do Curso de Educação Física já estão disponíveis no canal da Funorte no YouTube (Funorte Oficial).

 

 

 

Izabela Gonçalves

 


Publicada em: 12/05/2020
92 Visualizações
Tags: