Funorte realiza Mostra de Profissões no Colégio Hg6

Na manhã desta terça-feira, 02, as Faculdades Funorte e Faculdade Fasi participaram da Mostra de Profissões no Colégio Hg6. Os estudantes do ensino médio conheceram um pouco das Engenharias e dos cursos relacionados à saúde disponíveis na Fasi e na Funorte, além disso, puderam fazer experimentos práticos de cada área.

Sabrina Gonçalves, diretora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - Fasi, conta que foram feitas aulas práticas com os alunos em forma de oficinas de primeiros socorros, administração de medicação e análise de célula epitelial da bochecha. “É uma oportunidade de os alunos conhecerem um pouco mais das profissões, do material e das oferta de ensino das instituições”, afirma Sabrina, que completa ainda: “Os alunos receberam bem, nós percebemos que nas oficinas práticas o aluno tem maior envolvimento, eles perguntam mais sobre o mercado de trabalho, questão salarial, carga horária, campos de atuação, e afins”, diz.

A coordenadora do curso de Engenharia Biomédica e dos estágios das Engenharias Integradas, Laura Adriana Fonseca, ressalta que é “muito importante apresentarmos para esses alunos o potencial que nós temos em todos os cursos de Engenharia e também para contribuir com a escolha das profissões”.

Segundo Laura, durante a Mostra foram apresentados equipamentos interessantes que mostram o nível de tecnologia que os laboratórios das Engenharias possuem. “Nós trouxemos os kits de demonstração de molas, impressora 3D e apresentamos peças que já foram produzidas em impressas através da impressora, além de trazer kits de braços robóticos programados através de microcontroladores e monitores que possibilitam medir alguns parâmetros fisiológicos dos alunos”, explica a coordenadora.

Para Laura, “os alunos reagiram muito bem, ficaram muito impressionados e via-se no rosto deles a satisfação de poder experimentar esse mundo de engenharias. Vê-se também  que existe uma possibilidade muito grande de ter acadêmicos cursando as Engenharias pelo grau de satisfação que eles demonstraram aqui”.

Gabriela Miranda, supervisora pedagógica do Colégio, destaca que o objetivo da Mostra de Profissões é fazer com que os alunos conheçam um pouco mais do universo do curso superior e a aplicação dos cursos na vida. “Quando saem das aulas teóricas os alunos experimentam visualmente e materialmente os elementos que compõem os cursos de graduação, eles entendem melhor e assim se encantam para escolher a carreira que eles vão desenvolver no futuro”, afirma.

Iago Brasiliense, aluno do 3º ano do ensino médio, gostou muito da área de Ciências Exatas e Física, por isso ficou entusiasmado com as Engenharias. “Eu acho interessante esse tipo de evento, ajuda o aluno a se interessar mais pela disciplina, porque nós temos a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos da sala de aula”, diz Iago, que saiu da Mostra já decidido sobre que curso fazer. “Eu já tinha uma tendência a escolher por física ou algo na área de Engenharia e vendo aqui na Mostra, podendo praticar, reforcei minha vontade de cursar essa área”, conclui.

Publicada em: 03/07/2019
Tags: