Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Funorte realiza atendimento psicológico durante setembro amarelo


A Funorte Campus Shopping está promovendo uma campanha de atendimentos psicológicos durante todo este mês de setembro, data que são realizadas ações de prevenção e combate ao suicídio. 

A ação Setembro Amarelo é organizada pela coordenadora  pedagógica  da Clínica de Psicologia Campus Funorte Amazonas Rosimeire Aparecida de Sá, responsável  pelo plantão  psicológico na ação, em parceria com a coordenadora do Núcleo  de Extensão, Marcela  Pamponet, e a gestora da Funorte Shopping Daniela Mello.

“O objetivo da Ação Setembro Amarelo é promover a saúde mental ao público interno e externo. Está aberta para todas as faixas etárias. A ação visa o cuidado ao público, seja em questões pessoais, relacionais, educacionais, dentre outras demandas fazendo alusão a Campanha Setembro Amarelo, Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, que destina-se alertar a população sobre a importância da busca de ajuda profissional”, ressaltou Rosimere. 

Dados recentes da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde ) mostram que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Conforme as informações da OPAS, e de acordo com o Ministério de Saúde mais de 96% dos casos de suicídio estão associados a depressão, transtornos mentais, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias. Já a faixa etária que mais aparece nestes dados, entre as principais causas de morte de pessoas, é entre 15 e 29 anos no mundo.

A gestora Daniela reforça ainda que: “As ações para o Setembro Amarelo visam integrar o movimento de prevenção ao suicídio. A primeira medida preventiva é a educação, a conscientização. Embora a campanha aconteça no mês de setembro, falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental. E esse trabalho também é feito pela Funorte, por meio de seus cursos de Psicologia e do NOPP - Núcleo de Orientação Psicopedagógico - que abordam a questão do suicídio com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz. A importância de ações como essa se torna ainda mais evidente nos dias atuais, com tantas transformações na sociedade, afetando o ritmo de vida, o que leva as pessoas a se sentirem cansadas e sozinhas”.

O Plantão psicológico oferecido na Funorte pode ser agendado pelo link https://forms.gle/H3fZhEjv2vAP2s1k9. Falar sobre o assunto, dialogar e trazer para a discussão o tema suicídio é apontado cada vez mais por profissionais  como formas de valorizar a vida e tratar conflitos internos.


Publicada em: 08/09/2020
80 Visualizações
Tags: