Funorte promove aula magna de Direito

Na noite desta segunda-feira, 09 de setembro, acadêmicos dos períodos iniciais do curso de Direito da Funorte participaram de Aula Magna com palestra sobre o tema “Perfil do profissional e estudante de Direito do Século XXI”, ministrada pelo Juiz do Trabalho, Doutor Marcelo Palma. Na ocasião, estudantes do 1º ao 3° período do curso, o coordenador Edson Cosme, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Kátia Gusmão, a Diretora do Campus São Norberto, Sueli Nobre e a supervisora pedagógica, Vilmária Cavalcante estiveram presentes no evento realizado no auditório do Campus São Norberto.

Edson Cosme, coordenador do curso de Direito da Funorte comenta sobre a realização da aula magna. “O objetivo de realizar a aula magna é recepcionar os acadêmicos formalmente e apresentar a estrutura da instituição. Sempre procuramos trazer nesta aula, um profissional de referencia, que possa falar sobre os desafios e perspectivas da profissão jurídica. O tema trazido pelo Doutor Marcelo aborda muito a questão comportamental do estudante durante a graduação, para que ele tenha uma formação de qualidade, obtendo bons resultados ao final do curso.”, ressalta.

O professor Doutor Marcelo Palma, ministrou palestra sobre o tema “Perfil do profissional e estudante de Direito do Século XXI” e discorre sobre a relevância do assunto para os universitários dos primeiros períodos. “Primeiramente, gostaria de destacar que a palestra tem mais objetivo de orientar do que didático. É importante que os futuros profissionais consolidem a mudança de cultura da prática jurídica. Historicamente, o curso de Direito é caracterizado pela dogmática jurídica, ao positivismo, ou seja, meros repetidores da lei e de conceitos. Apesar de continuarmos respeitando este dogma do curso, é importante refletir e questioná-lo de forma crítica, atual e voltada principalmente á aplicabilidade social.”, frisa.

Thaís Santos, estudante do 3º período do curso de Direito fala sobre sua escolha de participar da aula magna. “O tema da palestra é muito importante para nós que estamos iniciando a graduação. Saber o que o mercado tem exigido, quais as competências necessárias para exercer a profissão jurídica e as perspectivas futuras deste profissional com certeza irá agregar muito conhecimento em nossa formação. Além disso, é importante saber que a Faculdade tem se preocupado com esta questão e promover este tipo de palestra, dando ênfase às  inovações e tecnologias atuais, fundamentais para todas as áreas profissionais.”, afirma.

Publicada em: 10/09/2019
Tags: