Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Evento on-line de Direito discute impactos e transformações em tempos de pandemia

As Escolas de Direito da Funorte de Montes Claros e Januária, em parceria com a 11° Subseção da OAB/MG, realizaram nesta segunda-feira, 22 de junho, o Webinário Direito em Tempos de Pandemia: Perspectivas Contemporâneas. O evento on-line, transmitido ao vivo pelo canal Funorte Oficial, reuniu acadêmicos, egressos, professores e profissionais do Direito para discutir sobre diversos temas que englobam a área jurídica diante do cenário pandêmico.

A abertura do evento aconteceu na manhã da segunda-feira e contou com a presença da diretora do Campus São Norberto, Ivanilde Queiroz, e dos coordenadores do curso, professor Edson Cosme e professora Maria Fernanda Fonseca. A primeira palestra foi ministrada pelo advogado criminalista e professor do curso de Direito da Funorte em Montes Claros, Dr. Warlem Freire, e pela Delegada de Polícia titular da delegacia de mulheres de Montes Claros, Dra. Karine Maia, que abordaram o tema “Violência contra a mulher em tempos de pandemia pela Covid-19”. Em seguida, o Procurador Federal e chefe da Procuradoria Seccional Federal de Montes Claros, Dr. Júlio César Francisco e o advogado e professor Mestre Rodrigo Marcelo Batista, discutiram sobre “Os impactos da Lei Federal n°13.979/20 e da MP n°926/2020 nas contratações públicas para o enfrentamento da emergência de saúde em decorrência da Covid-19”. A última palestra do turno matutino foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 3° região, Dr. Marcelo Palma. Sua abordagem foi sobre “Direito Processual em tempos de pandemia com ênfase nas audiências tele-presenciais”.

Em entrevista, o coordenador do curso de Direito da Funorte de Montes Claros, professor Edson Cosme, explica como foi a idealização do evento e o processo de organização dele. “As escolas de Direito de Montes Claros e de Januária com objetivo de abordar temas relevantes do Direito e suas relações com a atual pandemia enfrentada, ou seja, os impactos e as transformações sociais decorrentes do distanciamento imposto pela Covid-19. Além disso, tentamos, de forma interdisciplinar, inserir todo o conteúdo por meio de palestras ministradas por profissionais que são referência regional e nacional em cada âmbito jurídico”.

Diretor da Faculdade Funorte de Januária, Alexandre Rodrigues, comenta sobre a realização do evento. “Em tempos de pandemia, a Funorte inova trazendo debates em nível nacional por meio do Webinário Direito em Tempos de Pandemia, que permite aos nossos alunos, futuros operadores do Direito, criar perspectivas contemporâneas consonante aos valores institucionais e humanos, respeitando a regionalidade, proporcionando a integração das escolas de Direito Funorte de Montes Claros e Januária e fortalecendo os pilares da educação para desenvolvimento regional. Continuaremos trabalhando junto com os coordenadores para promover eventos integrados que motivem nossos acadêmicos a serem protagonistas na formação do conhecimento e profissionais afinados com as exigências do mundo contemporâneo, contemplando nossa missão”.

Perspectivas Contemporâneas

A programação do Webinário prosseguiu ainda na noite da segunda-feira, com a palestra “Tutelas Provisórias em tempos de pandemia”, ministrada pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais- TJMG, Dr. Maurício Ferreira Cunha e moderada pelo advogado e professor do curso de Direito, Henrique Tondineli. Logo depois, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça- CNJ, Dr. Henrique de Almeida e o coordenador do curso de Direito da Funorte Januária, Dr. Juliano Carneiro, discutiram o tema “Os impactos da pandemia da Covid-19 no sistema de resolução dos conflitos e as perspectivas profissionais futuras para os operadores do Direito”. O encerramento do Webinário foi marcado pela participação do Analista Judiciário do TRE-MG, Dr. Fabiano Pereira Alves, que falou sobre “Como utilizar o universo digital para se tornar um profissional de destaque”.

Eneida Maria de Souza Prates Veloso, estudante do 8° período do curso de Direito da Funorte Montes Claros, conta que o Webinário “contribuiu de maneira relevante para minha carreira profissional, pois agregou conhecimentos para minha formação acadêmica e, inclusive, para minha apresentação de TCC I, que acontecerá no próximo dia 30/06. O evento ajuda muito a interpretar normas e relacioná-las de forma efetiva em cada caso concreto”.

A acadêmica ainda afirma que o Webinário é um canal de atualização universitária muito eficaz. “A realização do evento on-line é extremamente importante, pois nos atualiza e traz conhecimentos vindos de magistrados no desempenho de suas funções. Como na prática tudo funciona de forma didática e eficiente, ajuda-nos a agregar conhecimentos e facilita definir melhor com o que nos identificamos. Sem dúvidas, a Funorte inovou com qualidade e eficiência, com excelente transmissão, excelentes palestrantes e muito conhecimento, Parabéns!”, conclui.

De acordo com Edson Cosme, o Webinário “foi um sucesso! Já é uma tradição da Escola de Direito da Funorte a realização de eventos de extensão acadêmica e, diante desse cenário, nós nos adaptamos ao novo formato de promoção dos eventos. Tivemos mais de mil inscritos no Webinário e acreditamos que há uma grande possibilidade de expandir a programação futuramente, tanto de forma remota quanto presencialmente, assim que for possível”, finaliza.

As lives do Webinário Direito em Tempos de Pandemia: Perspectivas Contemporâneas já estão disponíveis no canal Funorte Oficial do YouTube.

Publicada em: 23/06/2020
Tags: